sábado, 29 de janeiro de 2011

Meta de Leitura - 2º EM B


Opinião, conhecimento e verdade
Oscar Brenifier

"Todas as opiniões são justas? Como poderiam ser, se elas se contradizem? - Nenhuma, então, é justa, a não ser aquelas que são nossas."

Epiteto, Conversas, aproximadamente 130 d.C.

Agora é com você! Conforme sua leitura for avançando, poste suas observações, dúvidas e contribuições no blog... Lembre-se de que você deverá postar um texto coerente com o que você leu, ainda que faça uma crítica ao autor. Lembre-se, também, de identificar-se em seu post.
Boa leitura!

25 comentários:

  1. Amanda Malta

    O livro mostra uma maneira interessante de ver a filosofia e o diálogo entre Heloísa e Vítor nos mostra como podemos nos aprofundar e buscar a 'introdução' de nossas idéias.
    Comentando sobre o Diálogo 7 em que Vítor conta a Heloísa uma expressão que seu avô diz: "Saber é Poder"; a filósofa e amiga, procura saber o porque dessa afirmação e o que Vítor pode concluir com ela.
    O Saber, na idéia de Vítor é estudar para que ele consiga 'ser' algo em sua vida, e é o que seu Avô tenta passar, Holoísa se aprofundando no sentido das palavras questiona se podemos saber exatamente e com certeza o que uma pessoa fala sem conhecermo-nas, o que é dificil ocorrer porque nem sempre as palavras tem o significado que entendemos, as pessoas querendo falar algo podem se confundir ao se expressar; no decorrer do diálogo Vítor percebe e comenta que muitas vezes as pessoas por saber demais começam a ter um ceticismo exagerado e ser 'escravos do saber'; no livro ele nos apresenta o exemplo dos cientistas e do problema com o remédio do colesterol. Ao final do Diálogo, Heloísa faz uma pergunta interessantíssima a Vítor: "Teoria e Prática opõem-se, portanto?", ele soube responder, acredito que como o personagem disse, o que muitas vezes sabemos na teoria, na prática esquecemos ou muitas vezes não fazemos por acharmos que não é verdade. Um exemplo que atualmente está comentado é a prática da 'Lei da Atração', alguns acreditam na teoria que possa dar certo e há psicólogos que dizem que pensando coisas boas atraímos coisas boas, porém muitas vezes não práticamos; por N motivos, pessoais ou não, ou até mesmo por acreditarmos que não prática pode não dar certo.

    ResponderExcluir
  2. Grupo: Ana Carolina, Beatriz, Lucas Venturini, Felipe e Renan.

    - A liberdade do pensamento nada mais é que expressar suas idéias e opiniões. A verdade dita, pode ser universal e particular ao mesmo tempo.

    - A imaginação exprime a constituição natural do corpo. A imaginação não desaparece pela presença da verdade e excluem a existência presente das coisas as quais imaginamos.

    - A verdade pode ser uma concordância ou conformidade do pensamento em relação a diversos aspectos.

    - Quando se vai contra a razão, também se vai contra verdades. Quando se vai além da razão, se vai ao contrário daquilo que está acostumado. Pela razão pode-se entender o encadeamento da verdade.

    - Qualquer pessoa que aspire um conhecimento verdadeiro deve examinar o resultado de seus atos e erros, e, examinar o porque desses erros.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. gustavo felipe wilk

    A verdade as vezes nos incomoda, pois ela nos expõem de uma certa maneira . Mas ela é necessária para refletirmos e mudemos nosso comportamento diante do grupo em que vivemos. Algumas vezes ela abala o nosso ser ,pois mexe com nosso "ego", mas ela precisa estar presente no nosso dia-a-dia, e na nossa vida. Muitas vezes nós omitimos a verdade para não ofender as pessoas , mas é melhor ficarmos quietos do que mentir . A verdade sempre prevalece , não adianta mentirmos , pois sempre de alguma forma seremos descobertos.

    7 de março de 2011 16:34

    ResponderExcluir
  6. Monise Moraes

    Cápitulo 6 - Origem do conhecimento. pg. 54

    Quando Vítor diz: o conhecimento vem da realidade e não da imaginação. Um exemplo legal é a da rosa, que apartir do momento que nós vemos elas, necessáriamente começamos a conhecê-las, não precisando nem raciocinar.
    O real nãp é o único fundamento de todo conhecimento, desse modo, somente a presença das coisas não basta para definir o conhecimento; cada forma de conhecimento é limitada por sua própria natureza: só conhece o que pode conhecer.

    ResponderExcluir
  7. Juliana Radovanovich Lima

    "Vejo dois aspectos do conhecimento. O primeiro é o conhecimento das coisas, que se dá quando as vemos e percebemos diretamente, temos a imagem das coisas na cabeça. O outro é o conhecimento que se dá por meio da reflexão, da análise, com as ideias."

    "O primeiro é mais imediato, mais vivo, mais concreto. O outro é mais científico mais filosófico, mais abstrato.

    ResponderExcluir
  8. Nathália Ferreira

    Ilusão e erro são coisas bem distintas. Na história das descobertas podemos citar inúmeros físicos, matemáticos e pensadores que já cometeram muitos erros nas suas afirmações, porém, seria injusto chamar os mesmos de ignorantes não acham? Uma das principais características das ilusões é o fato de que elas não são necessariamente falsas e também não precisam entrar em contradição com a realidade, por exemplo, muitas garotas acreditam que um príncipe montado em um cavalo branco baterá em sua porta a qualquer momento e as levarão para um lugar onde a felicidade seja eterna. Isso é possível, e certos casos assim já ocorreram, porém, aquela idéia de viver em um eterno mar de rosas deve ser descartada, porque no mundo real você não precisa obrigatoriamente aceitar, mas aprender a conviver com os defeitos de quem está ao seu lado. Exemplos de ilusões que mostraram ser verdadeiras não são fáceis de encontrar, porém, o desejo de possuir e viver algo nunca devem ser abandonados, já que desprezando a realidade a ilusão não dá valor a verificação.

    ResponderExcluir
  9. Nathália Ferreira

    Nem toda verdade deve ser dita, afinal, não respondemos a todas as questões e nem dizemos qualquer coisa a qualquer pessoa; existem verdades que devemos administrar com precaução, por meio de rodeios e eufemismos. Existe um tempo para cada verdade, o momento certo, antes disso é muito cedo, depois, muito tarde.

    ResponderExcluir
  10. Nathália Ferreira

    O ato de conhecer é o juízo, conhecer não significa representar, e sim, afirmar ou negar algo. É por meio do juízo que afirmamos alguma coisa como verdadeira, como por exemplo, quando se afirma que um objeto possui uma qualidade, que um fato segue uma determinada lei e etc. A verdade afirmada pode ser apenas aparente, mais ela é sempre afirmada como verdadeira.

    ResponderExcluir
  11. Mariana, Carolina, Aline, Bettina, Bruna, Kiwa


    Para que exista a filosofia é necessário que haja um questionamento das pessoas em relação a opinião delas sobre determinados conceitos que lhes são impostos desde que nascem, e também a curiosidade de entender tudo que existe em torno dela. A nossa opinião em relação a algo deve ser colocada em questão juntamente com a verdade, pois essa é responsável por traduzir o que nós pensamos em relação à sociedade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  12. Mariana, Carolina, Aline, Bettina, Bruna, Kiwa


    Opinião - cada um tem sua opinião formada, com o passar da vida, por experiência ou apenas por testemunhar a experiência de alguém, a opinião não depende da verdade absoluta mais sim da verdade individual de cada individuo é algo indiscutível. Nossa opinião pode ser influenciada por alguém ou algum ocorrido, mas não existe uma opinião imposta a alguém, isso é imposição. Opinião também é formada conforme a crença de cada um.

    Verdade - A verdade é como a opinião é individual, cada um tem a sua verdade, seu motivo para acreditar no que a pessoa acredita, e não existe uma verdade absoluta, uma verdade em que todos (sem exceções) concordam, por isso deve-se respeita o espaço, a opinião, a crença, a forma de agir, de outras pessoas ao nosso redor. A imposição da verdade é o motivo de inúmeros conflitos ocorridos em torno de nós.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Mariana, Carolina, Aline, Bettina, Bruna, Kiwa


    O conhecimento é uma junção do real e também daquilo que não esta presente, nós mesmo podemos produzir nossas ideias, mas para isso é preciso que tenhamos um pouco se quer de sabedoria sobre o assunto. Você só pode ter uma opinião a partir do momento que você tem o conhecimento de algo.
    O conhecimento é algo mais concreto, muitas vezes o homem tem medo do que ele não conhece assim se isola e necessita de algo para acreditar.

    ResponderExcluir
  15. Mariana, Carolina, Aline, Bettina, Bruna, Kiwa


    O conhecimento pode ser visto como um poder nas mãos de quem sabe usá-lo junto com a inteligência. O ser humano pode ter um conhecimento parcial daquilo que existe no mundo, ou optar por um conhecimento mais amplo, e que possa lhe trazer benefícios ou até mesmo prejuízos.
    Por exemplo: o conhecimento tecnológico trouxe um desenvolvimento gradativamente grande para a humanidade, entretanto a ambição dos cientistas fez com que eles não se importassem com a natureza, com o planeta.
    A vontade de grandeza às vezes nos torna ingênuos em meio aos questionamentos. Nunca podemos esquecer que o que pensamento é a essência do conhecimento, por isso não devemos parar de questionar, para que assim possamos obter uma verdade coerente ao nosso século.

    ResponderExcluir
  16. Mariana, Carolina, Aline, Bettina, Bruna, Kiwa


    Um dos fatores de termos opinião é compararmos as nossas com a opinião de outras pessoas , assim surge se deveria ter uma verdade absoluta em que todos aceitariam. E assim nenhuma opinião existe sem algum conhecimento ou crença.
    É como dizem ‘’ A verdade dói, mas é melhor do que a ilusão’’. Não adianta apenas ouvir o que gostaríamos, porque isso, na maioria das vezes, é uma ilusão, e toda ilusão causa decepção quando descobrimos a verdade, que, alguma das vezes, no fundo a sabemos qual é, mas não queremos acreditar nela. Com a opinião conseguimos concluir uma verdade dita ou percebida por nós mesmo, que só adquirimos com o conhecimento do assunto que se refere.

    ResponderExcluir
  17. Mariana, Carolina, Aline, Bettina, Bruna, Kiwa


    A verdade é um conceito bastante discutido, onde existe o lado da teoria e o lado da prática. Penso que se não houvesse a prática ela não seria útil e não teria ligação com a nossa vida cotidiana. É através dela que sabemos o que fazer.
    Uma verdade pode não ser provada, e mesmo assim, ser verdadeira, porem se elas andam juntas, sem prova não há uma verdade absoluta. Um exemplo: Não temos uma prova concreta que Deus existe, mas sabemos e acreditamos que é uma verdade (Lembrando que cada um tem sua religião, e em que cada um acredita); Sentimentos como amor, felicidade, tristeza, etc..
    Dentro da verdade também existe a ‘’prova’’ e a ‘’certeza’’. Não necessariamente precisamos ter certeza para falarmos a verdade, mas raramente falamos sobre alguma coisa que não temos um conhecimento pouco que seja, pois nunca devemos falar sobre algo que não conhecemos. É claro que muitas vezes nos enganamos, e por mais que tivéssemos avaliado o suficiente, erramos o conhecimento exato.

    ResponderExcluir
  18. Hugo
    Primeiramente, devemos destacar que a Filosofia é um “campo” de conhecimento, ou melhor, proporciona refletir o que já está concretizado em nosso pensamento (algo que já é “absoluto” para nós) e, como algumas informações serão recepcionadas por nós. Uma frase que resume algumas características de como é desenvolvida a “arte de filosofar” é: “Não se ensina Filosofia, ensina-se a filosofar” de Kant.
    A frase, entre os ecos filosóficos, que mais coloquei destaque foi de Marx e Engels (diálogo 6/ número 8): “Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência”, quanto mais lia, menos entendia, pois tentei em certo momento relacionar com a frase de Descartes: “Penso, logo existo”. Somente depois percebi que a relação de vida, do social, é que determinaria o “modelo” de conhecimento de uma pessoa, na família, com os amigos, por exemplo.
    Outro ponto que se ramifica da questão anterior é a verdade. Esta última depende do conhecimento e da opinião de cada indivíduo, podendo existir concordância ou discordância das ideias. Todos têm uma verdade (única, que formulamos de nós; de qualquer aspecto que for ou julgamos necessário uma articulação de nosso intelecto), porém, é muito difícil ouvi-la, principalmente, quando se refere a si próprio, ela é capaz de “tocar” em um sentimento desacordado, que jamais poderíamos pensar que existe.
    Enfim, verdade, opinião e conhecimento, dependem de vários fatores, por exemplo, a época de cada um (fator histórico) e social.

    ResponderExcluir
  19. Giovanna Martins Favero - nº: 13
    Grupo (Bruno, Caio, Thalles, Túlio, e Kauê)

    Será que podemos dizer que existe uma verdade para todos nós? Não. Podemos dizer que existe UMA verdade na qual cada um acredita de acordo com sua crença, experiências, seu modo de vida, o que ouve, o que vê, etc.
    Mas uma coisa que é verdade para a gente, pode não ser para outra pessoa, por isso não podemos generalizar o conceito de verdade.
    Mas tudo que a sociedade ou uma pessoa em si acredita.

    Quando uma mente passa a ser possuída por uma verdade, será denominado conhecimento. Um conhecimento pode ser consciente, isto é, quando temos a consciência de nossas idéias ou das nossas relações pessoais, já o conhecimento habitual é tudo aquilo que podemos conhecer.
    Mas será que toda conhecimento é verdadeiro? não, pois o conhecimento habitual não se difere muito da opinião, mas é superior a crença, muitas pessoas acreditam, então passa a ser uma verdade.

    Enfim, não podemos julgar sem conhecer, pois a partir do momento que fazemos isso, eu passo a afirmar algo como verdadeiro,como hábito de insinuar algo, o que não torna aquilo verdadeiro...

    ResponderExcluir
  20. Lucas Valentim nº20

    Verdade e opinião tem significados diferentes. Verdade e um conceito mais profundo, refletimos mais sobre um assunto. Opinião tem um significado mais superficial, mas isso não significa que é falso, mas também pode não ser verdadeiro.
    Com esse assunto temos relacionado o conceito de crença que é bem parecido com o da opinião. Por exemplo acreditar em Deus ou em alienígenas. Não está errado se alguém disser que acredita neles, mas também não está errado se alguém disser que não acredita neles, porque não temos provas de que eles existem.

    ResponderExcluir
  21. Bruno Hashinomoto
    Grupo (Giovanna, Caio, Thalles, Túlio, e Kauê)

    "segundo o filósofo Descartes é necessário duvidar para conhecer pois duvidando você busca a resposta que irá acrescentar no seu conhecimento."

    ResponderExcluir
  22. O que podemos nos referir sobre a verdade é que todos a tem individualmente, mas não podemos generalizar, isto é, torná-la universal. Ela é coerente ou compatível como forma de pensar. (Tal ponto de vista, não inclui partes de Ciências, como Matemática e Química). Outros aspectos que podemos destacar são: nossa sociedade é machista (para os homens, sucintamente, não há problemas com adversidades em relação ao mercado de trabalho, por exemplo, e isso, talvez, nem exista para alguns; opondo-se a essa questão, são as próprias mulheres que convivem com esta situação), a corrupção é a engrenagem da economia (para quem pratica tal ato aceita sem problema, porém, a sociedade reprova), a natureza pode ser explorada sem problema (para os ambientalistas e quem defende a preservação da natureza, é errado; quem ‘depende’ do desmatamento para sobreviver, não há problema). Esses foram os exemplos de como um conceito pode ser aceito ou tido como verdade por certas pessoas.

    ResponderExcluir
  23. Thalles
    Grupo (Bruno, Caio, Giovanna, Túlio, e Kauê)

    Nem toda verdade pode ser dita , devemos conviver com ela , devemos a dizer em uma hora certa , devemos administrar essa verdade , dia após dia , aumentando sua ''dose'' com o passar do tempo .
    Nosso conhecimento deriva de nossa experiencia , pois se ''vivemos'' algo , temos uma certa noção do que se pode acontecer , consequentemente temos conhecimento , mas se todo conhecimento vem com a experiencia , isso não prova que ele derive dela , pois as vezes nosso conhecimento pode nos ter sido revelado por outro alguem , por exemplo derrubar uma parede , nunca tiramos o sustento da parede para ver se ela ira cair , mas sabemos que se tirarmos o sustenso ela ira desmoronar , esse conhecimento nos foi transmitido e nao adquirimos ele com a experiencia .

    ResponderExcluir
  24. Cada um tem a sua própria opinião, cada um defende aquilo que pensa , que acha correto mesmo que algumas vezes não seja.
    Verdade é as coisas justas, correto, ela deveria existir entre nós constantemente. Pois assim certamente viveríamos num mundo melhor.

    ResponderExcluir
  25. Caio Cézar
    Grupo (Bruno, Thalles , Giovanna, Túlio, e Kauê)
    Todos tem uma opinião, seja ela considerada certa ou errada, todos tem uma, e existem as limitações para essas opiniões, as vezes, somos obrigados a seguir algo que não concordamos(postar um comentario sobre um livro, por exemplo), pois se seguirmos apenas em nossas opiniões, viveriamos em colapso, então, sempre temos que deixar a mente aberta para novas opiniões, novos conceitos, para um melhor aprendizado.

    ResponderExcluir