sábado, 29 de janeiro de 2011

Meta de Leitura - 9º A


Cidadania em preto e branco
Maria Aparecida S. Bento

(...)
"Parto da premissa de que nossa sociedade reproduz as desigualdades ao longo dos séculos com ampla participação da população, quer intencional, quer inconscientemente, seja através de ações discriminatórias ou de omissão frente às práticas discriminatórias. Dessa forma, uma reflexão sobre nossas próprias crenças e condutas é fundamental para entendermos as desigualdades raciais na sociedade brasileira. Se, de uma forma ou de outra damos sustentação a essa sociedade, também está em nossas mãos as possibilidades de transformá-la." (...)

Agora é com você! Conforme sua leitura for avançando, poste suas observações, dúvidas e contribuições no blog... Lembre-se de que você deverá postar um texto coerente com o que você leu, ainda que faça uma crítica ao autor. Lembre-se, também, de identificar-se em seu post.
Boa leitura!

68 comentários:

  1. No capitulo 4 o autor diz que a 3 tipos de estudiosos,e que cada um acredita em algo diferente: 1°-É que a relações entre negros e brancos tenha sido suave, amena teoria defendida por históriosos que representavamos interesses das classesmque estavam no poder (Gilberto Freire). 2°- Fernandes e Octavio Ianni diziam que relações entre negros e brancos jamais tinha sido carinhosa e que os negros viviam em devantegem com os brancos segundo eles o escravismo teria deformado a personalidade do negro.
    . 3°- Grupo de estudo feito por cientistas negros e brancos (Raquel de Oliveira, Sueli Carneiro, Thereza Santos e outros), comprovam que a situação de desigualdade do povo negro deve-se à discriminação racial no cotidiano exclusivamente ao fato de negro ter sido escravo e branco escravizador.
    QUILOMBOS significa agrupamento de ex-escravos povos que fugiram e contaram com a sorte, agora trabalham para si mesmo . O maior e mais importante deles foi Quilombo dos palmares liderado por Ganga-zumba mais conhecido como zumbi.
    LEI ÁUREA- a data oficial foi 13 maio de 1888,e menos de 20% de escravos ja estavam libertos, atraves de rebelioes e fugas. a assinatura dessa lei pela princesa isabel ocorreu devido as presoes internacionais para que o Brasil criasse um mercado consumidor dos produtos Europeus .
    Ressistencia e luta do povo negro - Quilombo dos Palmares em Alagoas abrigou serca de 30 mil pessoas sendo o maior Quilombo Brasileiro tendo como lider Zumbi chefe guerreiro que foii assasinado pelas forças de represao da coroa Portuguesa em 20/11/1695. A coroa Portuguesa organizou setrca de 65 espedições para acabar com o Quilombo do Palmares, essas expedoções contavam com militares do nordeste e outros que ja esta nas proximidades do Quilombo dos Palmares quem liderava era domingo Jorge velho conhecido como assasino de indios e negros.
    O quilombo compunha de 10 pequenas cidades e la viviam de 20 a 30 mil pessoas trabalhavem na agricultura como setrviço coletivo usa a metalurgica pra fabricar utensilios pra agricultura e guerra além de objetos artisticos .
    Aos 15 anos Zumbi fugiu para Palmares organizou seu proprio exercito e começou a reorganizar a comunidade de Palmares. As lutas continuaram e em 1693 o governo estabeleceu como prioridade destruição do Quilombo, Zumbi consegui fugir e após dois anos capturado e assassinado em 20/11/1695, esfaquiado, degolado, tendo sua cabeça exposta em praça pública.Sendo extituido essa data como o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
    MOVIMENTO NEGRO BASILEIRO NA ATUALIDADE.
    os negros pararam de ser chacota , e piadas de branco e passaram a garantir se lugar na sociedade como professor de universidade pessoas famosas de novelas entre outros e tanto isso aconteceu que racismo agora é crime .
    Zumbi não é só herói de livros escolares ,constitui-se nas rua pela determinação e pela garra da militância negra.

    Grupo:Victor,Igor,Marcos,Felipe

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  2. Parte 1 - A Espécie Humana.
    1 - Nós e os outros - Fala sobre o Narcisismo que é só gostar de si próprio e quem não é igual a você com os mesmos pensamentos que os seus você os descarta. Assim os grupos de meninas vão para um lado e os meninos vão para outro principalmente na infância. Na adolescência os jovens se dividem em gangues que usam o mesmo tipo de cabelo, roupa, etc. E os que não fazem parte de nenhum grupo sobrem bulling. Hoje pode-se ver muitos noticiários que falam das grandes brigas que ocorrem nos estádios de futebol que são pessoas adultas que fazem umas palhaçadas dessas que vão ao estádio com o intuito de brigar e machucar alguem.
    Skinheads - grupo neonazista de São Paulo que são muito racistas. O Ku Klux Klan - foi o maior grupo neonazista do mundo que agrediram quase 150 pessoas.
    2 - A riqueza da diversidade - A diversidade é uma coisa incrível pois toda cultura tem um pouco de outra cultura, como o alfabeto e a matemática e é muito ruim que hajam pessoas que menosprezem a cultura de outras pessoas sem nem mesmo saber a sua historia de vida.
    3 - Cabelo, Pele, nariz e outras diferenças - Todos os seres possuem na pele um pigmento amarelo-escuro, porém sua cor se altera dependendo das condições ambientais de cada lugar. Então a cor da pele, o tamanho do nariz, o pêlo são todos decorrente da onde o ser habita sendo que não outra espécie todos são da espécie humana.
    4 - A Espécie Humana - No filme Uma Escola Muito Louca um jovem branco para ir para uma instituição para negros toma um remédio e consegue o resultado de virar negro, mas quando as pessoas começão a olha-lo de outra maneira ele percebe que as pessoas começão a sintir medo dele o que nunca tinha acontecido quando ele era branco por isso não se pode tratar mau uma pessoas só pela sua cor de pele primeiro sempre conheça antes de julgar.

    Grupo: Gustavo, Larisa, Laura e Julio

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  3. Parte 1
    A Espécie Humana
    Esse capítulo explica o mito de Narciso,ou seja,que as pessoas protegem seus iguais,seus grupos e não amam o resto,é o que a frase "Narciso não ama o que não é espelho" diz completamente.
    Esse comportamento muda na fase adulta,mas ainda as pessoas continuam com os seus iguais(pessoas,amigos,grupos).
    As pessoas tem diferentes cores de peles,pois elas tem diferentes pigmentações na pele devido a melanina.Não devemos julgar alguém pela cor da pele e sim pelo interior da pessoa,seu caráter.
    As diferenças na aparência física,são devido a região e o clima em que a pessoa é criada, então não tem porque tirar sarro,pois se ela mora em um local frio,é melhor que o nariz seja alongado e estreito para o ar ser aquecido antes de chegar aos pulmões.
    Também foi estudada a possibilidade de a espécie humana ser dividida em raças,mas depois de muito estudo,ela não pôde ser dividida.O que acontece é que as miscigenações mudam a espécie humana.
    Assim,não tem porque ser racista ou algo que discrimine alguém,pois somos uma só espécie.A Espécie Humana.

    Grupo:Igor,Victor,Marcos e Felipe

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  4. Parte-2
    A Teoria do Racismo
    Na Grécia Antiga dois gregos notáveis apresentaram explicações para justificar este sistema justo. Séculos depois isso foi estudado por Charles Darwin.
    Depois passaram a ser relacionado essas diferenças intelectuais e morais, dando origem à idéia de raça.
    Os Europeus então criaram a chamada eugênia. Para impunhar a necessidade de raça branca manter-se pura, sem se misturar.

    As teorias raciais no Brasil
    A elite brasileira queria apresentar o Brasil como um país branco. Mas por causa de tantos escravos que haviam, não foi possível.
    Então queriam trazer vários europeus para ocuparem o Brasil (para ter mais brancos).
    A partir de 1869, o deputado Bento de Paula Souza queria uma raça mais nova para "detoná-la", trazendo-a para o Brasil.

    O imigrantismo
    O Brasil foi posto em um projeto para transformá-lo em um país branco.
    Posteriormente, aos imigrantes, estavam reservadas as novas oportunidades de trabalho.
    Então, os ex-trabalhadores escravos foram expulsos desse processo de industrialização.

    Grupo:Marcos,Igor,Vitor e Felipe

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  5. Resumo Parte III


    A reprodução do racismo



    Opreconceito e o estereótipo

    Muitas vezes julgamos alguem só pelo fato de ser negro, por exemplo:

    Pessoa 1: você viu? Aquele cara assaltou aquela loja...

    Pessoa 2: Tinha que ser preto!

    No entanto se fosse um branco ue tivesse assaltado a loja, a pessoa 2 teria dito provavelmente isso:

    Pessoa2: ele deve ter tido suas razões para fazer o que fez,

    E assim a discriminação racial vem crescendo.



    O Racismo na história oficial do brasil



    O negro foi escravo, uma ferramenta para ser usada abastecia e descartada,
    sim esse foi o passado do negro,mas o branco parece ter se esquecido disso, pois segundo eles, nenhum mal foi cometido.


    História e auto-estima


    Por causa do que o branco fez, uma marca foi deixada sobre os negros, a inferioridade
    que faz com que muitos negros se escondam e não lutarem por seus proprios direitos.


    Linguagem do racismo:
    Brincadeirinhas que não são agradáveis.


    Acontece de nós eitarmos a palavra "negro" e acabamos machucando alguém sem querer, mas sempre tem o engracadinho que o faz de propósito.


    Para quê serve o esteriótipo


    O estereótipo é sempre utilizado para proteger o branco,
    e temos como exemplo o famoso:"Se o negro foi escravo é por que quis pois ele poderia ter reagido".


    A discriminação


    Discriminação, discriminação... sim, a famosa discriminação, algo que está preso em nosso sub-consciente:


    Fulano: Por quê não o contratou? O histório dele era bom!

    Ciclano: Você por acaso tem idéia do que seria nossa empresa com um negro nela?

    Fulano: Bom eu acho que...

    Ciclano: Negros são como cachorros, pois se nãoo prestarmos atenção ele vai fazer estragos, vai farrear e estragar a estrutura de nossa empresa!!!



    Os numeros não mentem:
    As estatisticas da economia social

    Estatisticas mostram que o branco ganha duas vezes mais que um negro, e que é sempre o branco que está no auge do mercado de trabalho.


    Grupo:Igor,Victor,Marcos e Felipe

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  6. Nome: Nayara.

    Na parte I, o livro trata sobre o narcisismo, o que nos dias de hoje, comparamos com os atos que normalmente são efetuados por crianças e adolescentes (segundo o texto).
    Nos dias de hoje, aproximadamente 90% das pessoas possuem uma mentalidade de que não aceitam próximos sendo diferentes de si mesmos; Temos como exemplo os skinheads: que são um grupo no qual não aceitam pessoas negras (no geral), e defendem a raça branca, praticando vandalismos e agressões físicas.
    Normalmente, as pessoas trazem tais comportamentos desde sua infância (como foi citado no texto); o que prejudica do fortalecimento da mente. Porém, concordo que temos algum "quê" para as pessoas mais semelhantes a nós,( apesar de que no meu caso não tenho algum preconceito). Mas, quando se chega ao ponto onde chegou algumas "gangues", temos um grande problema.
    Creio que não seja difícil aceitar os "diferentes", pois todos nós sabemos que somos da mesma espécie e que devemos ter respeito com o próximo assim como temos com nós mesmos.

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  7. *Grupo: Barbara, Nayara, Guilherme, Murilo e Eduardo.

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  8. II- A Espécie humana.

    Entre tantas acusações sobre as diferenças, étnicas, culturais, e etc; não podemos deixar de falar que por esse mesmo ponto ou seja, por existir essas diferenças, temos toda essa cultura e tecnologia que temos hoje.
    Com toda a mistura feita de raças, como os egípcios, uma combinação de asiáticos e africanos, entre outras coisas; temos hoje, muitas coisas que não teríamos se não houvesse a "junção" de povos distintos.
    Porém, nem tudo é bom; Uma hora, a História nos ensinou que os fatores responsáveis pela diversidade cultural e progresso material foi "extraída" da diversidade.
    Grupo: Nayara, Barbara, Guilherme, Murilo, Eduardo.

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  9. Tambem li sobre o narcismo, e sinceramente nao me surpreendeu o fato de essa questao estar ligada diretamente, e ser o principal fator do caso chamado Buillyng, só nao sabia que isso era ocorrido com noventa por cento de nos (como disse minha colega Nayara), ou seja, a maioria de nós pratica Buillyng, e o que mais me espanta é o fato de algumas pessoas nao perceberem como é grave essa questao, e continuarem praticando.

    Grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Eduardo e Guilherme

    9A

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  10. O livro fala basicamente do racismo que ainda existe.
    A diferença resulta na diversidade de culturas, raças, línguas...
    Por que será que em pleno século XXI existe racismo entre a população sendo que os cientistas já provaram que não da pra dividir, ou melhor, classificar a humanidade pelo seu físico, já que são essas diferenças que constituem a espécie humana.
    Apesar de hoje ainda existir o racismo, nós brasileiros estamos evoluindo nesta questão. Pois na época da escravidão o Brasil era um país extremamente racista.
    Logo depois o Brasil alegou que para crescer com pais necessitava de brancos, ou melhor, de brancos europeus. E tudo isso para que o Brasil fosse um país só de brancos, e também para se igualar a Europa.
    Com a chegada os brancos europeus o Brasil excluiu todos os negros do processo de industrialização que se iniciava no país.
    Mas o que os brasileiros na viam é que até chegar ao inicio da industrialização os negros contribuíram, para a economia do pais extraindo matéria-prima como por exemplo o OURO e o AÇÚCAR.
    Os negros trabalharam tanto, mais infelizmente eram e são humilhados pelo racismo da população.

    GRUPO: GIOVANA GUERERE, HELOÍSA SANTANA,
    MILENA FOLTRAN, NATALIA BIANCHINI E
    THAYNÁ OLIVEIRA

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  11. Na fase adulta a forma de pensar nao muda muito, as atitudes podem mudar, mas a ideia de que todos que nao sao da sua religiao, cor ou ate mesmo time devem ser tratados diferentes, sao inferiores.
    No livro há um exemplo disso, torcedores vao ao estadio só para machucar outros torcedores (do time adversario), isso na minha opiniao é totalmente ridiculo, ja que a pessoa nao pode dizer que é de outro time, ou religiao que ja é discriminada ou julgada.
    Um bom exemplo disso, dessa discriminaçao é o Hitler que tratava os judeos como animais, ja que segundo esse ditador judeos nao eram raça pura, e deveriam ser mortos.
    Em Sao Paulo isso ocorre muito, existe grupos formados de brancos de classe media, que odeiam negros, nordestinos ou judeos, e se organizavam para conversar sobre ideias nazistas.

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  12. Grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Eduardo e Guilherme

    9A

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  13. Nome : Heloísa N°10
    Parte I : A espécie Humana

    Na parte I do livro fala basicamente sobre o preconceito ainda existente em pleno século XXI.
    O que me deixou bastante interessada e abismada, foi como o grupo KU KLUX KLAN ridicularizavam os negros no ano de 1994,cometendo crimes como assasinatos, agressões, ameaças, vandalismos,etc.
    sem menos pudor eles se achavam superiores aos negros, criando até mesmo um "grito de guerra" : "Poder Branco, orgulho branco, Unidade Branca - nossa raça é nossa segurança".
    Isso é chamado Narcisismo.

    Em minha opinião, não deve existir esse preconceito; afinal todos somos iguais perante à Deus, e também à sociedade- em meu ponto de vista. Por que um Branco vale mais que um negro? O Coração deles pulsa igualmente, respiram o mesmo ar,não vejo por que serem tratados de uma forma diferentes. Apesar de existirem leis contra o preconceito, ele ainda está presente demais na sociedade. Todos somos iguais. chega de preconceito, o mundo mudou, e as pessoas devem mudar com ele.

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  14. O livro levantou um assunto muito importante, a questao da raça, e o preconceito com pessoas diferentes, o fato de um grupo de jovens gostar de Punk, nao pode achar que só por isso outras pessoas nao possam gostar de sertanejo. Imagine se todos gostassem de punk, nao teria graça como voce pode defender seu gosto se ele é igual a todos os outros, eu lamento que nem todos pensem assim, que pra eles só por que acreditam em uma coisa ou gostam de um certo estilo outras pessoas tem que gostar tambem, o que eu acho um pensamento de homem das cavernas, por que nao tem inteligencia suficiente pra perceber que nos dias de hoje somos uma sociedade e que nem sempre seremos iguais.

    Grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Eduardo e Guilherme

    9A

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  15. O livro no capitulo 4 dá um exemplo bom de como nós temos preconceito com os negros, o exemplo vem de um filme que um garoto que toma um remédio que muda sua cor de pele, quando isso ocorre ele percebe como todos o tratam diferente, ou seja, nos é que lembramos que as pessoas negras sao diferentes, nós as tratamos diferente, se um negro vem até você, você ja se preucupa em guardar o celular ou desviar de seu caminho, mas se um branco vem em sua direçao é muito dificil você se preucupar que o cara vai te assaltar.Isso vem de geraçoes, aprendemos (mesmo que nossa familia nao nos ensine isso) aprendemos a desconfiar de negros, já que a maioria sofre de racismo, ai volta a historia de um negro cruzar seu caminho.
    Temos que entender que eles nao sao iguais a nós, e nao é a cor de pele ou a religiao, ou qualquer outro assunto que vai fazer com que isso mude, por que afnal isso é só um detalhe.

    Grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Eduardo e Guilherme

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  16. Nome: Laura Nº:16

    Parte 1

    Nós e os outros
    Esse capítulo fala sobre uma caracteristica que os seres humanos apresentam: o narcisismo que significa gostar de si próprio o que é saudavél se não for em exesso.
    Surgem assim os clubes, guangues, pois esses narcisistas procuravam apenas pessoas iguais a elas.
    Esses vários grupos que surgem acabam muitas vezes entrando em conflitos, pois cada um defende sua opinião e acabam brigando, ás vezes gerando até problemas mais serios.
    Já as pessoas que não fazem parte de nenhum desses grupos, acaba sendo ridicularizado e sofrendo muito com isso.
    Sobre isso eu acho errado essa separação de grupos, por vários motivos. Um deles é que precisamos aprender a conviver com todas as pessoas que cercam nossa vida, se convivermos apenas com pessoas iguais a nós, vamos acabar nos limitando. Todos precisamos conviver com pessoas que pensem diferentes de nós para que aprendemos a respeitar a opinião dos outros e assim aprendemos várias coisas novas.
    Outro motivo é que essa separação de grupos muitas vezes causam brigas entre essas gangues, pois cada um tentando defender suas opinião discute com os outros o que causa grandes problemas.
    E o pior dos motivos na minha opinião é a discriminação feita com as pessoas que não se encaixam em nenhum desses grupos ou que não são aceitos por nenhum deles. Essas pessoas acabam sofrendo um grande preconceito e sendo chamadas de diferentes em relação aos demais.

    Cabelo, pele, nariz e outras diferenças
    Já foi provado pela ciência que não existem “espécies humanas” e sim uma única espécie. Essa esécie possui caracteristicas diferentes, tanto fisicas como pscicológicas.

    A espécie Humana
    “Quem define o significado de ser negro, branco ou amarelo é a sociedade”. Eu achei muito interessante essa frase que diz que não é a cor da sua pele que te define e sim o modo como as pessoas te vem e o modo como encaramos essas diferenças entre as pessoas pois todos nó somos seres humanos apenas com características diferentes.



    Grupo: Laura, Larissa, Julio e Gustavo

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  17. Nome: Laura nº:16

    Parte 2

    As teorias raciais
    Esse capítulo do livro conta como se iniciou o racismo no mundo. Existiram várias teorias para isso, segundo Aristóteles haviam pessoas predestinadas a comandar e outros a serem comandados. Séculos depois Charles Darwin publicou em seu livro a teoria da seleção natural, em que existiam os seres mais fortes (superiores) e os mais fracos (inferiores). Isso fez surgir a idéia de classificar os seres humanos a partir do físico, origem e raça. Assim surgiu a forma básica do racismo em que os negros e os não europeus eram de raça inferior e os brancos superiores, dando aos brancos "poder" de explorar os inferiores causando ao longo do tempo, grandes injustiças.
    Na reportagem da Folha de São Paulo sobre a falta de água na áfrica, mostra claramente a desigualdade sociale o racismo, pois enquanto falta água para 10 milhões de pessoas os brancos contam com o privilégio de 750 mil piscinas. E essas desigualdades são também em relação a desemprego, taxa de mortalidade e condições de vida em geral em que os negros são injustiçados mesmo a porcentagem de negros sendo maior.
    Eu acho o racismo uma das piores coisas do mundo, pois ninguém pode se achar superior a ninguém, não importanto sua classe social e nem nada. Todos nós somos iguais e devemos nos respeitar sempre.

    As teorias raciais no Brasil
    Como o Brasil tem mania de acreditar que tudo que é importado é melhor, por isso decidiram implantar essa idéia aqui no Brasil de que os brancos são superiores, mas como explicar que foi o trabalho dos negros escravos que enrriqueceu o Brasil?
    Essa questão demonstra o como o racismo é um total absurdo, pois foram exatamente os negros ( que hoje e sempre sofreram com o racismo) que enrriqueceu o país, enrriquecendo assim a maioria dos brancos (que se acham superiores que os negros).

    O imigrantismo
    Foi colocado em ação alguns projetos para o início da era do branqueamento no Brasil. Para isso foi trazido para cá vários imigrantes italianos, portugueses e espanhois, eliminando assim todos os negros das produções.


    Grupo: Laura, Larissa, Julio e Gustavo

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  18. A ideia de negros serem uma raça inferior e os brancos uma raça superior veio das pesquisas de Darwin, existiam os grupos humanos que eram fracos, nesse caso os negros, e aqueles que eram fortes, os brancos. Entao os grupos fracos eram comandados e os fortes comandavam. Essa era a justificativa para a exploraçao europeia sobre outros povos, desvantagem social, politica e economia, tambem reforçam a ideia de negros serem inferiores.

    Podemos falar que racismo é: você classificar povos em superiores e inferiores.

    O racismo nasceu para explicar o porque de alguns povos serem explorados, como se fosse uma reposta pra essa questao.

    Grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Eduardo e Guilherme

    9A

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  19. III-(Parte I)
    Nesse "capítulo" os textos tratam da aparência física da pessoa...
    A maioria das pessoas possuem discriminações não só pelas diferenças sociais mas também físicas; Ex.: Altos e magros, com o nariz "batatinha", obesos, negros, brancos, etc. Creio que não há o porque haver tal discriminação física, pois como foi citado no texto, as características que possuímos são obtidas de acordo com o habitat em que vivemos (lugares frios ou quentes, por exemplo) e também pela descendência e miscigenação.
    grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Guilherme e Eduardo.

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  20. IV-(A Espécie humana).
    Essa parte do livro foi a que me chamou mais atenção até agora, pois, é exatamente a minha opinião: se todos somos humanos, por que somos tratados de forma distinta em relação à cor de pele?
    A sociedade tornou isso um conflito muito grande ao passar dos anos, e hoje em dia, não há nenhuma maneira de mudar isso, pois apesar que mudemos a cabeça da maioria das pessoas em relação à isso, parte delas nunca mudaram de ideia.
    As pessoas nunca deveriam ser tratadas por causa da sua cor, isso é uma coisa ridícula, o mundo se adaptou tanto com esse "costume" de tratar negros, asiáticos e brancos de formas diferentes que tudo isso virou coisa do nosso cotidiano e infelizmente temos que conviver com toda essa desavença e fazer a nossa parte.

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  21. As teorias raciais (Partes I e II).
    As duas partes tecnicamente falando entram no assunto anterior, pois, desde muitos anos atrás, existe toda essa discriminação racial. Bom, eu não concordo totalmente com Darwin pois, creio que haja sim, a teoria da seleção natural, há fortes e fracos, mas segundo alguns nomes citados no texto, há a separação entre brancos como os mais fortes e negros como os mais fracos. Será mesmo que isso existe? Pois, se pensarmos bem, há uma grande porcentagem de brancos que podem ser preguiçosos e incapazes de raciocinar, e uma porcentagem de negros que são, disciplinados e inteligentes.
    Será que todas essas teorias não são por conta das diferenças de cor? Pois, se todos ele tivessem separado realmente os fracos dos fortes, concerteza haveria outra resposta.
    Grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Guilherme e Eduardo.

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  22. O ovo da serpente:
    Muito tempo atrás, o Brasil foi "destinado a mudar seu rumo de raças". Os intelectuais adquiriram a ideia de que os brancos eram superiores. Mas como foi citado no texto, havia um grande problema: como mostrar para o mundo (principalmente para a Europa)que o Brasil era de maioria da raça branca?
    Bom, resolveram então, trazer europeus para o Brasil, para que houvesse uma miscigenação, para que o país se tornasse de maioria branca.
    Porém, apesar de quererem uma mistura de raças, havia pessoas que não queriam asiáticos nem africanos.
    Feito isso, o Brasil não parava de sonhar, pois os habitantes desse tinham um pensamento: a elite do Brasil deve pensar que o progresso só vai vir se pessoas brancas vierem para cá.
    Grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Eduardo e Guilherme.

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  23. Com os imigrantes chegando ao Brasil, foi concluído que eles traziam uma única experiência de trabalho, ou seja, tinham a mesma experiência de trabalho de um negro. Mas, como eram brancos, havia novas oportunidades guardadas para eles.
    Mas, fica a minha dúvida: porque os brancos eram "privilegiados" desde aquela época, se tinham a mesma experiência que os negros?
    Grupo:Nayara, Bárbara, Murilo, Eduardo e Guilhermre.

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  25. Na parte 3 se trata do preconceito ‘’racismo’’ .

    No Brasil é muito grande , é muito vergonhoso o racismo no dia-a-dia de hoje.O grupo de negros ‘’inferioridade’’ e o grupo de brancos ‘’superioridade’’ ,sempre tem uma imagem negativa dos negros o ‘’estereótipo’’. Os meios de comunicação vem estimulando o preconceito em nossa sociedade ,particularmente o preconceito contra os negros , tanto como seriados nacionais e como tanto estrangeiros raramente trazem negros em papéis importantes ,dificilmente isso acontece.O principal lugar onde ocorre o preconceito contra o negro são mesmo nas escolas , as piadinhas sobre negros as ofensas feitas por brancos , cada dia mais vai aumentando.Hoje nas escolas brasileiras pode perguntar as crianças negras ou brancas um herói da historia de seu pais dificilmente elas irão saber, principalmente as negras porque a memória de seu grupo foi omitida ou deturpada.Dificilmente mostram as estatuas ,os monumentos , não mostram os feitos do povo negro.As festas na escola raramente comemoram fatos históricos do povo negro , a forma como o negro é tratado pela educação pode levar pelo menos a 2 conseqüências danosas : a criança negra pode formar uma idéia negativa sobre si própria e sobre seus iguais e a criança negra não se reconhecer no seu espaço escolar diminuindo a taxa de negros em escolas, porque isso afeita muito. A palavra negro é considerada ruim tão ruim de ser substituída por outra , isso que muitos criam aspectos negativos .A palavras ou expressões hoje que retratam o preconceito contra o negro como : A coisa esta preta ; uma pagina preta da nossa vida...; etc
    Quando se dizem que negros são inferioridade referem-se que a culpa é deles por não terem a mesmas condições de vida como a dos brancos , portanto concui-se por serem
    Inferiores merecem o tratamento que recebem.
    A descriminação racial implica sempre na ação de uma pessoa ou de um grupo de pessoas contra outra ou um grupo de pessoas , ex: um negro vai a procura de trabalho e um branco também , o negro tem um nível de conhecimento maior mais a pessoa que elege o emprego a outra prefere o branco por causa de sua raça.


    Grupo : Júlio Ikeda , Laura , Gustavo e Larissa.

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  26. Gabrieli , n. 6.
    Grupo: Caio, Isabella, Flávia, Maiara, Gabrieli.

    Parte I

    No primeiro capítulo fala-se sobre o narcisismo e o 'preconceito' com o que é diferente e não nos agrada. Essa divisão é feita em tribos, grupos, 'clubes'. Um exemplo são as torcidas organizadas, que vão aos jogos de seus times para protestar antes ou após o término do jogo, como uma forma de manifestar sua infelicidade, quando ocorre a perda, ou como uma forma de zombaria quando se derrota o outro time.Porém utilizam a força, instrumentos,armas para machucarem os adversários. Outros exemplos são o dos Skinheads e os membros da Ku Klux Klan, que possuem um enorme preconceito com os negros, judeus, homossexuais, extrangeiros e pessoas de outros estados. Estes utilizam também armas para machucarem e agredirem as pessoas, devido ao grande racismo que eles possuem.

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  27. Nome: Larissa

    Na parte 4 (cap 16) fala sobre o mito da democracia racial.
    Como o Brasil foi o ultimo pais do mundo a abolir o trabalho escravo, inventaram a ideia de que brancos e negros conviviam bem durante a escravidão.Falavam tambem que mesmo os negros sendo inferiores os brancos eram sempre generosos com eles.

    Escritores falavam que as mulheres negras tinham de abandonar seus filhos para amamentar os filhos das mulheres brancas.

    Uma segunda geração de escritores concluiram que os negros viviam em desvantagem com os brancos pelo fato de eles terem sido escravos.

    Ja uma terceira geração de estudiosos comprovaram que a desigualdade com o povo negro é por causa da discriminação racial no dia a dia e não pelo fato de eles terem sido escravos.

    (cap 17)A resistencia negra
    Das lutas coletivas, podemos destacar as organizaçoes em quilombos.O mais imostarte deles é o de Palmares que abrigou aproximadamente 30 000 pessoas e seu principal lider foi Zumbi.Em 13 de mais foi assinada a Lei Áurea que foi apenas um reconhecimento de algo que se dava na prática.
    Com o surgimento de jornais escritos por negros,foi criada a Frente Negra Brasileira qur abrigou milhares de negros. Outro fenômeno importante é o surgimento de diversas organizações negras que estimulavam a participação política e artistica dos negros, destacando o Teatro Experimental do Negro e o Centro de Cultura Afro-brasileira.

    (cap 18) O movimento negro brasileiro na atualidade
    Nos anos noventa os negros lutavam para o combate as desigualdades sociais e a valorização da identidade e da cultura negra, sua propria forma de organização e expressão é diversificada. Um vigoroso impulso à luta anti racismo vem da energia das mulheres negras.
    São visiveis as conquistas obtidas pelos negros.No plano político, ocupam um espaço na midia e nos debates publicos. Nas universidades, cresce o numero de professores e pesquisadores negros. E no meio sindical, as principais centrais sindicais brasileiras planejam ações buscando superar as desigualdades raciais no mercado de trabalho.

    Grupo: Larissa, Laura, Gustavo e Julio

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  28. Na pagina 38, tem um termo muito importante chamado estereótipos, que signifa: Quando você ouvi falar de um certo grupo de pessoas e automaticamente a primeira coisa que vem a sua cabeça é uma imagem negativa. Isso por mais que tentamos negar que nao fazemos isso, sim nós colocamos em pratica essa palavrinha, sem exeçoes.

    A várias formas de identificar um preconceituoso, isso ppode te ajudar até a se vigiar para que assim nao acabe ferindo alguem, a pessoa que é preconceituosa, ela normalmente:se sente superior a outro individuo, dizer que outro grupo nao tem direitos, tratar outra pessoa diferente, demonstrar medo ou suspeitar de um individuo, só por ele ser difrente, etc.

    Na escola essa coisa de estereótipos nao muda muito, se ouvimos falar que aquele garoto é Nerd, logo pensamos que é um cara chato, brega, sem humor, que só pensa em estudar sem parar. Mas na verdade nem todos sao assim, a palavra nerd (na minha opiniao) significa aquela pessoa que gosta de estudar e é inteligente, mas continua tendo uma vida social boa, pode sim ser engraçado, nao é feio, etc. Esse é um exemplo da imagem negativa que criamos quando ouvimos essa palavra.

    O livro fala basicamente sobre os povos, as diferenças criadas por nós na sociedade. Gostei do livro porque nos da outra visao de tudo, e nos faz perceber que todos somos iguais e que uma raça nao é melhor que a outra.


    Grupo: Bárbara, Nayara, uurilo, Eduardo, Guilherme

    9A

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  29. Eufemismo, é quando tentamos suavizar algo de ruim que queremos dizer.

    Apesar de nao ser só com os negros eles soa os que mais sofrem com o preconceito, todos já ouvimos podemos até ter já falado: A ovelha negra da familia, a coisa ta ficando preta ou se fez trabalho de preto (essa ultima sempre quer dizer que a pessoa fez um mau trabalho). Isso é muito dito todos os dias.

    Grupo: Bárbara, Nayara, Murilo, Eduardo e Guilherme

    9A

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  30. O livro nos faz parar pra pensar em como agimos na frente do diferente, do grupo de pessoas de cor diferente, de religiao diferente, etc. O livro nos mostra como os brancos tem preconceito com os negros, mas será que só os brancos tem esse preconceito? Os neros tambem tem seus preconceitos, muitas vezes eles preferem namorar com negros. Nao é so com as cores o preconceito, as raças tambem sofre, é dificil voce perguntar a um brasileiro por exemplo, se le gostou do japones, provavelmente ele vai falar que nao achou gostou. E assim por diante.

    Grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Eduardo e Guilherme

    9A

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  31. Heloísa Santana Teixeira N°10

    Parte 2 – A teoria do racismo
    As teorias raciais
    A forma básica do racismo é:
    Negros e não Europeus – Raça inferior
    Os Brancos e Europeus – raça superior
    O negro era o Burro, preguiçoso, e o branco era o inteligente, responsável, etc.
    Estavam assim “divididos”. Por brancos serem superiores eles tinham o direito de explorar os negros inferiores.
    Baseados em famosas e tristes idéias, define-se assim o racismo: Uma ideologia que defende a hierarquia entre grupos humanos classificando-os em raças inferiores e superiores.
    Como todas as outras ideologias, essa defende que o homem branco tem mais privilégios do que o homem negro.
    Essa ideologia nasceu no exato momento em que os Europeus queriam explorar os povos “diferentes”, e que hoje em dia existe, mas com mais pudor.
    Os Europeus exportavam Negros como se fossem cargas ou objetos, com a maior facilidade.
    Eles eram tratados de uma forma tão repugnante como cães de rua são tratados.
    Sempre existiu a superioridade. Como pais mandam nas crianças, donos mandam em animais, etc. sempre o mais perfeito e com maior “atitude” manda nos imperfeitos e com menos sabedoria.

    Essa forma de preconceito é tão banal, por que isso continua a existir nos dias de hoje? Pessoas brancas se achando superior aos negros não tem cabimento ! acho que tanto essa como qualquer forma de preconceito (como com gays, pobres,etc) deve ter uma punição

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  32. Giovanna Guelere nº07

    Parte 1 – A Espécie Humana

    - Capitulo 1 – Nós e os outros
    Agressões, vandalismo, insultos e ofensas a aquilo que é diferente e desconhecido. Um verdadeiro exemplo, nos dias de hoje, do mito de Narciso, que fala de rejeições e até do medo inconsciente daquilo que não conhecemos. Esse apego às coisas que são confortáveis e instáveis é uma característica muito comum do seres humano: o narcisismo.
    Essa xenofobia levou à criação de diversos grupos preconceituosos e em diversos casos, brutos e ignorantes. Como é o caso do grupo Ku Klux Klan, que como exemplo, em 30 de junho de 1994, em Dallas, no Texas, um homossexual é espancado por três homens que o insultam.

    - Capitulo 2 – A riqueza da diversidade
    Podemos dizer que a diversidade de raças, culturas e tradições, são a maior benção de todo o mundo. Porque nada na história foi resultado de uma experiência individual, isolada. Descobertas, invenções se basearam e se baseiam até hoje em obras passadas, de outras civilizações. Logo podemos dizer que tudo é uma verdadeira mistura de hábitos. O que faz vermos a ignorância daqueles que usam essa diferença como motivo para opressão, exploração e ridicularização.

    - Capitulo 3 – Cabelos, pele, nariz e outras diferenças
    Qual a diferença entre o homem negro e o homem branco? Sim, apenas a quantidade de melanina presente na pele, que varia de acordo com o clima da região onde os descendentes desse individuo mora, já que o organismo humano tende a constantemente adaptar-se às condições ambientais de cada região. Fora isso, somos todos iguais, reforçando mais uma vez a total falta de motivos para essas grandes diferenças sociais, resultante das diferenças físicas.
    “Não existem comprovações cientificas de que determinado grupo apresente rigidamente esta ou aquela característica.”
    Sendo assim, pertencemos todos a uma única raça, a raça humana. Que deve se conscientizar do fato de que quando alguém é explorado ou ridicularizado por ter características físicas diferentes da maioria, um homem da sua própria raça está sofrendo essa opressão. Por isso, não dêem continuidade.

    - Capitulo 4 – A espécie humana
    A cor das pessoas não deve significar o tratamento que elas recebem. Negros, brancos ou pardos, merecemos o mesmo respeito, a mesma hospitalidade, a mesma confiança.
    Quem dita as regras da sociedade é a própria. Medo e insegurança na presença de um negro, só pelo fato dele ser negro é uma “regra” que a própria sociedade estipulou. Você ainda pode pensar que hoje em dia não acontece mais isso, se engana, pois no mundo em que vivemos estamos longe dessa superação racial por completo.
    Não é a diferença em si que muda as atitudes das pessoas umas com as outras, e sim a forma que a sociedade encara essas diferenças.

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  33. Giovanna Guelere n°07

    Parte 2 – A teoria do racismo

    - Capitulo 5 – As teorias raciais
    A ideologia racista, um conjunto de idéias que são utilizadas para justificar a realidade em que vivemos em relação à superioridade dos brancos sobre os negros. Essa ideologia nasceu a partir do momento em que os europeus precisavam basear seus atos em algo, para esclarecer suas decisões. Mesmo que eles não tivessem razão, a ideologia racial fez com que diversas pessoas se calassem em frente a uma situação de preconceito.
    Estudos darwinianos basearam-se na seleção natural para tentar explicar o comportamento humano. Eles chegaram à conclusão de que existem grupos de pessoas fortes e grupos de pessoas fracas, e que esses grupos de pessoas fortes tendem a mandar nas pessoas fracas. Características herdadas separariam esses grupos. Então as diferenças do físico se tornaram uma espécie de classificação. Nasce aí a formula do racismo: negros e não-europeus = raça inferior; brancos = raça superior.

    - Capitulo 6 – O ovo da serpente: as teorias raciais no Brasil
    As idéias racistas chegam ao Brasil. Como os brasileiros acreditavam que tudo o que era de fora, era bom, a ideologia racial se implantou facilmente nos territórios brasileiros, mesmo quando a própria Europa questionava essas atitudes discriminatórias, por isso estudiosos americanos diziam que a “criatividade” dos cientistas brasileiros tinha origem duvidosa, pois eles não tinham espírito critico e imitavam pensamentos de outros países.
    De qualquer forma, a ideologia foi implantada, e como uma forma de tentar ser superior, as Assembléias Legislativas de todos o país começaram a investir na campanha imigrantista, que tinha como objetivo valorizar o imigrante branco, e convencer as pessoas de que um país branco progrediria mais. A conclusão da história era simples: europeus brancos para formar a nação que assim conseguiria ser um país superior igualzinho a Europa.

    - Capitulo 7 – O imigratismo
    Os negros que foram o principal produtos de riqueza durante quase 4 séculos são praticamente expulsos do processo de industrialização.
    Esse fato ocorre devido ao programa de “branqueamento” da nação. Os imigrantes chegavam com a mesma capacidade do escravo negro, mas aos brancos já estavam reservados cargos e condições de trabalho melhor, somente pelo fato de eles serem brancos.
    Nos dias atuais a importância do trabalho negro é reconhecida. Um exemplo é a extração do ouro no Brasil em 1700, que em cem anos alcançou metade da produção mundial em 300 anos.
    Mas esse reconhecimento só ocorre hoje em dia, pra qualquer um que tenha o mínimo de instrução sobre a história do Brasil. Antigamente, ser negro era motivo desespero, pois para eles estavam reservadas as piores condições de trabalho e de vida, ao contrário dos brancos que pertenceriam ao futuro do Brasil.

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  35. Heloísa Santana Teixeira – N° 10 9° Ano A
    Parte 3 - A reprodução do Racismo
    A característica básica do preconceito (como já disse antes ) é: Branco-Superior, Negro-Inferior.
    No Brasil a situação do preconceito chega a ser vergonhosa de tão extrema.
    É comum ouvirmos a expressão vulgar: “Tinha que ser preto”. Um exemplo é, se um branco assaltar um banco, a história acabará sendo esquecida e se existir um comentário não será do tipo : “Ah tinha que ser branco”, mas se for um negro a expressão “tinha que ser negro” será usada sem pudor algum.
    O que é o estereótipo?
    Estereótipo é uma visão negativa de alguém, um grupo de pessoas ou um acontecimento. Se você tem uma visão não positiva de algo, quando se deparar com ele terá certo medo , e preconceito. Os meios de comunicação fazem isso se acelerar até mesmo com as crianças, e em escolas, pois as crianças negras se sentem inferiores ao branco, sendo excluídas e quando alguém for brincar ou “zoar” do negro vai sempre ofender. E também diz o ditado popular “Toda brincadeira tem um fundinho de verdade”.

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  36. Heloísa Santana Teixeira – N° 10 9° Ano A
    Parte 3 – A reprodução do racismo
    Para se dizer algo sempre é bom pensar, para não ofender ao próximo. Mas algumas pessoas têm medo de falar algo. Exemplo, chamar um branco de “branco” é normal, comum e aparenta não ofender. Mas chamar um negro de “negro” parece uma ofensa, por isso acabam os chamando de gente “de cor” Mas qual a definição “DE COR”? Um branco e um amarelo também são de cor, isso mostra mais uma forma de preconceito “Camuflada”-Digamos assim.
    Muitos vem o negro como o preguiçoso, o bagunceiro, o não faz nada e folgado. Existe ai uma discriminação. A forma como um negro e um branco é tratado, é bem diferente, um branco tem sempre uma vida mais estável e melhor que a do negro. Posso citar, o exemplo do emprego. Um negro quase nunca é chamado para um serviço de boa qualidade, e de um cargo superior ao negro, porém, sempre fica com as tarefas mais pesadas, e com um salário menor que o do branco.

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  38. A espécie Humana

    1- nós e os outros:
    o mito de narciso mostra bem a questão de gostar de si próprio acima de tudo e como isso pode se voltar contra nós mesmos. Não que não seja importante gostar de si próprio, mas a partir do momento em que isso torna a pessoa que esta ao meu lado menor do que eu, é um problema. É dessas idéias que partem os ataques de gangues ou outros grupos de pessoas que tem opiniões diferentes a outras pessoas de opiniões opostas, ou características opostas.

    2-A riqueza da diversidade:
    Este capítulo mostra como a diversidade foi importante para a sociedade, foi através dela que , por exemplo, hoje temos contato com o alfabeto, a álgebra, entre outros.
    A história nos ensina que a diversidade é um dos fatores responsáveis pelo progresso material e cultural da humanidade. É por isso que é lamentável que as pessoas usem isso como instrumento de opressão.

    3- Cabelo, Pele, nariz e outras diferenças:
    este capítulo mostra bem as diversas características físicas que uma pessoa pode ter. E que não existe raças diversas de humanos. Cientificamente falando, todos pertencemos a raça dos seres humanos.

    4- A espécie Humana:
    Começa o capítulo contando uma história de um filme na qual um garoto branco através de remédios se torna negro para conseguir entrar em uma universidade, e a partir da sua mudança de cor as pessoas começam a o tratar de modo diferente. Foi só a partir deste momento que ele se sentiu negro, não por sua causa, mas por causa do modo como as pessoas o tratavam por ser negro.
    e termina como uma frase importante: "não é a diferença entre as pessoas, mas a forma como encaramos essa diferença que pode nos levar a tratar as pessoas com afeto e respeito ou com medo e desprezo."

    Milena Foltran De Miranda nº21

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  39. Heloísa Santana Teixeira – N° 10 9° Ano A
    Parte 3 – A reprodução do racismo
    Os números não mentem, quando se diz respeito à desigualdade.
    Negros ocupam cargos diferentes dos brancos
    Brancos recebem melhor educação que os negros
    Negros e Brancos quase nunca convivem em um ambiente igual e recebem o mesmo trato
    E por aí vai as diferenças entre os dois.
    A forma como são tratados é totalmente desigual, mas as leis e as penas para quem comete esse tipo de crime, é sempre camuflada e esquecida.
    Isso tem que acabar

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  40. Gabrieli , n. 6.
    Grupo: Caio, Isabella, Flávia, Maiara, Gabrieli.

    Parte I

    Todos os países recebem um pouco de cultura de outros povos. Uma muito forte e marcante é a africana. Nos proporcionou avanço na matemática, geometria, engenharia, construções jurídicas, sistemas políticos e doutrinas filosóficas. ''A diversidade é um dos fatores responsáveis pelo extraordinário progresso material e cultural da humanidade.'' Porém utilizam dessa grande diversidade como uma forma de oprimir, ferir, explorar, desejo de exterminar pessoas que se diferem de nós.

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  41. Gabrieli , n. 6.
    Grupo: Caio, Isabella, Flávia, Maiara, Gabrieli.

    Parte I

    As pessoas se diferem muito das outras devido a cor da pele, 'raça'. Porém essa cor é proveniente de uma substância que todos nós possuímos, a melanina, em quantidade diferente no corpo.
    Nossas outras características, como olhos, nariz, boca, são adaptados para as condições que o ambiente nos proporciona. As cores dos pelos também são determinadas pela quantidade de melanina que possuimos.
    Cabelos enrrolados tendem a protejer mais a cabeça do que os lisos.
    Após pesquisas, asseguraram que não é capaz dividir a espécie humana em raças, já que são aspectos físicos, muitas vezes provenientes de várias miscigenações.

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  42. Gabrieli , n. 6.
    Grupo: Caio, Isabella, Flávia, Maiara, Gabrieli.

    Parte I

    O filme 'Uma escola muito louca' conta sobre um garoto que precisava de bolsa para prosseguir estudando em uma escola particular, que resolve tomar um remédio que o tornaria negro, e assim conseguiria o apoio financeiro que tanto precisava. Mas ele não fazia ideia quão grande é o preconceito das pessoas, mas passou a notar isso quando começaram a tratá-lo diferente, de quando ainda era branco. Concordo plenamente com o autor que diz a seguinte frase ''As pessoas nascem seres humanos, e tornam-se, por força da experiência de viver em sociedade, negros, brancos ou amarelos.''

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  43. Gabrieli , n. 6.
    Grupo: Caio, Isabella, Flávia, Maiara, Gabrieli.

    Parte I

    Em geral, a primeira parte do livro fala sobre as várias formas de preconceitos. O racial é um dos mais comuns em nosso dia-a-dia. Há também a 'xenofobia', que é o preconceito como extrangeiros, muito praticada pelos neonazistas. Os neonazistas também praticam violência e discriminação com aqueles que não são na mesma 'raça' que eles. Existem também os que descriminam os outros por seus gostos (musicais, de se vestir, lugares que frequenta, times, opção sexual).

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  44. Luis N:18

    No capítulo 3 eles falo sobre o racismo

    No Brasil tem muita gente racista , é muito vergonhoso o racismo no dias de hoje. OS brancos sempre tem algo contra os negros .Os meios de comunicação vem estimulando o preconceito em nossa sociedade ,particularmente o preconceito contra os negros , tanto como seriados nacionais e como tanto estrangeiros raramente trazem negros em papéis importantes ,dificilmente isso acontece.A pessoas já são racistas dei de pequenas pois não escola ela começo a fazer piadas e outra brincadeiras com a cor de sua pele e isso vai aumentando conforme o tempo.Dificilmente mostram as estatuas ,os monumentos , não mostram os feitos do povo negro.As festas na escola raramente comemoram fatos históricos do povo negro , a forma como o negro é tratado pela educação pode levar pelo menos a 2 conseqüências danosas : a criança negra pode formar uma idéia negativa sobre si própria e sobre seus iguais e a criança negra não se reconhecer no seu espaço escolar diminuindo a taxa de negros em escolas, porque isso afeita muito. A palavra negro é considerada ruim tão ruim de ser substituída por outra , isso que muitos criam aspectos negativos .A palavras ou expressões hoje que retratam o preconceito contra o negro como : A coisa esta preta ; uma pagina preta da nossa vida...; etc
    Quando se dizem mesmas condições de vida como a dos brancos , portanto concui-se por serem
    pessoa que elege o emprego a outra prefere o branco por causa de sua raça.

    que negros são inferioridade referem-se que a culpa é deles por não terem a

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  45. Giovanna Guelere n°07

    Parte 3 – A reprodução do racismo

    - O preconceito e o estereótipo

    O preconceito tem a característica principal em mostrar a superioridade de certas pessoas contra a inferioridade de outras. Privilégios comuns de nossas sociedades são concedidos com mais facilidade para aquele que faz parte do grupo superior.
    Dizer que não é preconceituoso, ou que não tem absolutamente nada contra negros ou homossexuais, por exemplo, é fácil. O difícil é escapar de situações do dia a dia que nos fazem, muitas vezes, agirmos sem pensar e praticarmos a descriminação. Um exemplo bem comum e fácil de identificar é quando na presença de um grupo de negro nos sentimos ameaçados, por fazer a relação: negro = bandido; enquanto na presença de brancos não nos sentimos tão ameaçados assim, mesmo que esses brancos tenham porte de bandidos.
    Frases “feitas” como “tinha que ser preto” ou “só porque é preto” fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. É praticamente impossível passar o dia inteiro na presença de diversas pessoas e não ouvir sequer uma vez essas frases ou algo parecido.
    Dizer esses tipos de frases feitas, relacionadas a qualquer grupo de pessoas, não faz parte de nossa educação, e sim de nossos hábitos. Constantemente estamos à disposição de mensagens, mesmo que implícitas, que nos reforçam a idéia das diferenças. Meios de comunicação a toda hora passam, muitas vezes sem querer, a própria idéia de superioridade e inferioridade de pessoas, que hoje está em bastante evidencia, e que cada vez fica maior ainda com esses “reforços”.
    Estereótipo é a classificação perfeita do termo “falar sem pensar”. A sociedade nos indagou a acreditar em coisas que não são realmente verdades. Preconceitos e discriminações são os resultados dessas coisas. Ver uma pessoa, julgá-la e chegar a uma conclusão simplesmente por aquilo visto, são conseqüência dos estereótipos estipulados, que podem tanto sem positivos como negativos. Um exemplo é a “regra básica do racismo”: negro inferior, independente de sua inteligência ou caráter.

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  46. Giovanna Guelere n°07

    Parte 3 – A reprodução do racismo

    - Capitulo 9 – O racismo na história oficial do Brasil
    Os historiadores ocultaram fatos importantes na história que revelariam a competência dos negros. Fatos históricos relatados nunca tiveram como “personagem principal” os descendentes de africanos. Isso de deve pelo fato de naquela época os brancos serem mais importantes, independente de fazerem parte da minoria da população.
    Essa deturpação na história causa vários problemas hoje em dia, principalmente no ambiente escolar. Crianças negras vão para a escola e aprendem em todo um contexto que pessoas importantes são brancas. Esse é um fato relativamente importante na questão do atraso e abandono escolar dos negros. Para que eles vão para escola se lá não se identificam? Se não aprendem sobre os seus iguais?
    Devemos dar importância a esse caso das escolas, pois a criança negra pode formar uma idéia negativa sobre si própria, e causar muitos traumas em sua vida.

    - Capitulo 10 – História e auto-estima
    Efeitos mais perversos do racismo são dados a partir do momento em que os próprios negros não aceitam sua cor, e querem de qualquer forma fazer parte do grupo valorizado pela sociedade.
    O preconceito contra os negros não partem apenas dos brancos, existem aqueles negros que não se conformam com sua raça, negam sua cor, criticam outros negros e querem de qualquer forma ser brancos. Se sentem inferiores, não tem auto-estima e muito menos autoconfiança.
    Essa é a pior parte preconceito. A parte em que convence aquele do grupo social atacado pela discriminação que realmente é digno de ser descriminado, seja pela sua cor, religião ou opção sexual.
    Felizmente essa situação vem mudando. De uns tempos pra cá organizações se especializam em ajudar aqueles que não se aceitam como realmente são. Essas organizações fazem com que as diferenças sejam motivo de orgulho


    - Capitulo 11 – A linguagem do racismo: brincadeirinhas que são sérias.
    Devemos entender que brincadeirinhas sobre qualquer tipo de pessoas como negro, japonês, índios e até mesmo branco, não são somente brincadeirinhas. Pois é comum usar palavras diversificadas para amenizar a situação, e para não ficar como preconceituoso.
    Continuando com o exemplo dos negros, dizer que eles são “de cor” é uma forma de tentar amenizar o comentário, como se dizer a palavra negra fosse ofensa. Mas você não ouve ninguém dizer que um branco é uma pessoa “de cor”. Por quê? Branco não é cor? Não. É porque chamar uma pessoa de branca não dá a impressão de estarmos a ofendendo. Porque em nenhum momento da história ser branco foi motivo de vergonha.
    Isso pode ser explicada pelo simples fato da palavra negra está relacionada com algo ruim. Exemplos: lista negra, ovelha negra, parte negra da história, etc. E essas palavras só estão assim relacionadas porque a sociedade ditou assim.
    “Através da linguagem, conscientemente ou não, podemos reproduzir os estereótipos e contribuir com o racismo.”

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  47. A Espécie Humana

    Natália n°23

    1-Nós e os outros
    Com o mito de Narcismo, podemos ver que, na maioria das pessoas há a ignorancia de achar que são superiores as outras, que gosta de si própiro mais que deveria, temos que aceitar que cada um tem suas opniões e que devemos respeita-la. Claro, é importante gostar de si próprio mas de uma maneira saudável.

    2-A riqueza da diversidade
    Aqui neste capitulo fala como a diversidade é importante para toda a sociedade.Mas essa diversidade está sendo utilizada como instrumento de opressão, de exploração.

    3-Cabelo, pele, nariz e outras diferenças
    Ninguem é igual, pelo menos na aparência, cada um tem por exemplo, um formato de nariz, cor da pele, cor dos olhos, tipos de cabelos, etc.
    Nenhum cientista comprovou que a espécie humana deveria ser dividida em diferentes raças, só há uma única "espécie humana".

    4-A espécie humana
    Nesse capítulo surge o exemplo do filme "Uma escola muito louca" fala de um rapaz que quer estudar em uma universidade de negros mas seu pai não aceita, com isso ele toma um remédio e fica negro.Com a mudança da cor de sua pele, ele percebe que as pessoas o tratam diferente de quando ele era branco, e isso mostra como as pessoas são racistas, mas nao é a diferença entre as pessoas, mas a forma como encaramos essa diferença que pode nos levar a respeitar as pessoas ou despreza-las.


    Natália Bianchini dos Santos n°23
    9°A

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  49. Natália n°23

    Parte 2- A teoria do racismo

    5-As teorias raciais
    O alemão Richard Wagner e o inglês Houston Stewart queriam explicar a sociedade humana , e concluíram que existiam grupos fortes e grupos fracos.
    Os fortes teriam o direito de comandar os povos , e os fracos seriam comandados.
    Então pessoas com pele escuras seria de raça inferior e pessoas de pele clara será a raça superior.
    Mesmo sabendo que sua teoria está errada , é a realidade não só em nosso país como em vários e vários outros, existe muitas pessoas de povos e culturas diferentes que são racistas e preconceituosos.

    6-O ovo da serpente:as teorias raciais no Brasil
    Os negros eram tratados como animais, os europeus os tranportavam como cargas, eram escravos deles.Um absurdo o racismo da Europa.

    7-O imigrantismo
    Muitos imigrantes chegaram ao Brasil, vieram trazer a única experiencia de trabalho as atividades rurais.
    Hoje é relatada que era muito importante o trabalho negro, pois o trabalho escravo deu resultado ao açucar, ao ouro, a produção do pau brasil, café, etc.

    Natália Bianchini dos Santos n°23
    9°A

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  50. caio n:02
    Grupo: Caio, Isabella, Flávia, Maiara, Gabrieli.

    Parte 4-o capitulo 4 fala sobre o mito da democracia racial...fala sobre o mito da "mãe preta" por as mulheres negras antigamente amamentarem as crianças brancas...fala de zumbi o lider dos palmaressobre suas revoluções ...
    O Brasil foi o ultimo pais do mundo a abolir o trabalho escravo, falavam q brancos e negros se davam bem na escravidao,Fala que os negros mesmo inferiores os brancos sempre eram generosos com eles, nos anos 90 o movimento negro repesenta un dos mais originais e promissores movimentos sociais na sociedade brasileira.mas alem dos movimentos racistas são visiveis as conquiastas anti-racistas...

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  51. Flávia n° 5

    Parte 3 - capítulo 12
    o capitulo 12 traz para a gente sobre estereótipo, de como o estereótipo é usado para culpar os outros por problemas sociais, sentir superioridade e fazer com que o discriminado sinta-se inferior e até mesmo fazer com que o outro adquira suas próprias deficiências ocultando a sua.
    O estereótipo é padronizar algo. por exemplo dizer que alguém é inferior por sua cor de pele, o que particularmente acho abominável.

    O capítulo 13 fala sobre os disfarces do racismo, muitas vezes usam desculpas, quando a real causa é o preconceito. Sita-se sobre empresas que não aceitam algumas pessoas por serem negras, porem dizem que conseguiram outro candidato, ou coisas do tipo. Assim a descriminarão é disfarçada, o que é extremamente comum aqui no Brasil.

    O capítulo 14 fala sobre números, vamos analisar, nós, do colégio candelária, estudamos em colégio particular e podemos citar como exemplo, há muito mais brancos no colégio do que pardos. E estou dizendo isso para todas as cidades. Podemos ver que economicamente os negros são desvalorizados. Tanto na questão de emprego, como de moradia, nos bairros nobres e cargos importantes de uma empresa, a maioria das vezes são brancos que os ocupam, e no livro há números e estatísticas que provam isso.

    No capítulo 15 vemos que racismo é crime ! Há punições para quem comete, porque todos sabemos que isso é errado, porem mesmo com toda a fiscalização, não se consegue prender e punir toda essa pratica discriminatória. O que atrapalha muito é que nem todos tem consciência de seus direitos,denunciem mais, porque omitir isso é ajudar o crime a continuar sendo praticado



    A conclusão que eu cheguei, não só com os capitulos que eu postei, mas com o livro inteiro é que racismo e preconceito são coisas, eu diria que até chegam a ser insanas, pois a diversidade é ótima, o bom do Brasil é que somos diferentes, imensamente diferentes, e por que julgar alguém por seu exterior? ja que interiormente somos todos iguais. O racismo tem permanecido dirante muito tempo, não só no Brasil como no mundo, e esta na hora de cada um fazer sua parte e acabar com tal atrocidade.

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  52. Heloísa Santana Teixeira N° 10
    Parte 4
    O Mito da democracia Racial
    Criou-se em todo o mundo um mito de que os negros eram calmos e passivos perante a escravidão. Diziam que eles tratavam os “seus donos” de uma forma passiva e compreensiva. Fazendo tudo com vontade. Mas quem é que gostaria de ser chicoteado até sangrar por algo errado que fez?É fato que existia sim o sofrimento.
    Um exemplo são as amas deleite. Elas davam leite maternal para crianças brancas, filhas dos patrões. Muitos estudiosos interpretaram isso como uma forma de carinho, e solidariedade. Mas os filhos das negras eram quem sofriam, e até a própria mãe, por que abandonava sua criança para cuidar de outra.
    A resistência negra
    Os negros sofriam muito com a escravidão, mas frente a tanta desigualdade e violência, resistiram criando guerrilhas, luta , etc. como uma forma de protesto.
    Os quilombos foram feitos somente para os negros, para lá se esconderem quando fugiam das casas dos escravizadores, e quando descobertos, lutavam. Um quilombo muito conhecido foi o quilombo dos palmares, liderado por Zumbi, que até hoje é lembrado pelas lutas e pela forma como agia perante a desigualdade.
    O Movimento negro na atualidade é feito em forma de protestos, com o objetivo de combate à desigualdade racial, e respeito a identidade e cultura negra.
    A discriminação, alem de existir, diminuiu muito, afinal depois de tanto tempo é preciso acabar com isso. É possível notar em novelas, músicas, teatros; etc. que a cultura negra está ocupando um lugar melhor na sociedade.

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  53. Parte1. Cap(8)
    O preconceito racial é um conceito negativo que um grupo ou uma pessoa exerce "ambos" ao outro.O preconceito vem acompanhado de sentimentos e atitudes negativas diante ao próximo.
    características básicas do preconceito:
    - desenvolver sentimento superior sobre o outro
    -tratar de forma estranha ou indiferente
    O estereótipo é uma imagem negativa.
    Ele esta presente nos meios de comunicação e também nas escolas, é constituído pela sociedade.
    Crianças não nascem ja preconceituosas elas ficam de acordo com a convivência na sociedade que a influencia muito, sendo assim desde criança ate os dias atuais pode continuar com essa imagem "ruim" sobre o outro.
    Cap (9)
    O racismo no Brasil surge então desda época da escravidão.
    O brasil tem a mistura de diversas etnias, era era pra ter a existência de racismo, preconceito.Ocorre o contrario o "brasileiro" tenta fazer do Brasil um grupo social da etnia branca, e isso vem acontecendo a muito tempo acarretando essa idéia ate os dias de hoje.
    Cap (10)
    Esse capitulo exerce duas odeias.1- com os preconceito os negros são humilhados e isso diminui a alta estima, assim eles se aceitam cada vez menos, mais também tem a segunda idéia que com o tempo alguns negros ja se aceitam e tem orgulho de assumir sua etnia de origem, não sentem vergonha dela.
    Cap. (11)
    A linguagem que marca as relações raciais, é a das palavras e também o silencio. Um exemplo disso: quando vamos nos referir a um negro as vezes falamos pessoa de cor, achamos que falando nesse linguajar seremos mais gentis. O engraçado é que branco não deixa de ser cor e falamos BRANCO quando vamos nos referir a pessoa branca. Chamar uma pessoa de negra deveria se algo natural, é apenas a raça, quando falamos disfarçadamente para não mostrar nosso racismo, demonstramos mais. As palavras disfarçadas mostram o bloqueio que temos parar nós mesmo com a outra etnia.
    Isso mostra que as brincadeirinhas e palavras nunca são neutras ou "só brincadeirinha"

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  54. Thayná Oliveira nº26

    Na guerra antiga, partes dos gregos desfrutavam das artes, da política, enquanto a outra parte dos gregos suava a camisa no trabalho pesado.
    Para explicar esse sistema injusto Aristóteles disse que certas pessoas estavam destinados a comandar e outras a serem comandadas, ou seja, ser escravos.
    Passado alguns séculos o racismo ressurgiu na Europa. Segundo Darwin esse racismo ocorria porque existiam dois grupos. O grupo dos fracos e o grupo dos fortes.
    Os fortes seriam pessoas que herdaram características que os tornavam superiores e os autorizavam a comandar e a explorar outros povos. Já os fracos teriam herdado características inferiores. Dessa forma o tipo físico passou a se utilizados para classificar seres humanos. Assim dando origem à idéia de dois tipos de raça.
    O primeiro: quem tinha a pele escura eram de raça inferior.
    O segundo: quem tinha a pele alva (os brancos) eram da raça superior
    Segundo os brancos, os negros seriam preguiçosos, indolente (ou seja, sem atitude própria, sem vontade) e incapaz de raciocinar. Já eles (brancos) seriam disciplinados, inteligente e empreendedor. Eles usavam isso como justificativa para o domínio colonial e a exploração dos europeus sobre os povos.
    Em 1098, Dalton fundou a SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO EUGENICA procurando defender a pureza das raças, a chamada EUGENICA. Para ele era necessário a pureza das “RAÇAS”, era importante que nenhuma raça se misturassem.
    O racismo é uma ideologia que defende a hierarquia, entre grupos humanos, classificando-os em raças inferiores.
    Mais recentemente a Alemanha nazista e a África do Sul, construíram verdadeiros estados racistas.
    Os brasileiros tinham e tem aquele pensamento de que tudo que é importado é bom, por acreditar cegamente nisso, as teorias raciais vieram da Europa para o Brasil. Logo depois a elite brasileira quis que o Brasil fosse um pais somente de brancos, igualzinho à Europa, mais como mais da metade da população era negra, seria muito difícil. Os cientistas e os políticos de então tiveram a idéia de trazer pra o Brasil muitos imigrantes, para que a população fosse branqueando, branqueando... Dali algumas décadas o pais o país seria dó de brancos.
    Com o resultado pratico de uns debates, o branqueamento foi colocado em ação. Com a chegada dos imigrantes, o ex-trabalhador escravo foi de fato expulso do processo de industrialização que se iniciava no país.

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  55. Maah diz:
    Parte II da Teoria do Racismo

    Capítulo 5 - O racismo existe a muito tempo. Os gregos já falavam que cada pessoa já estava predestinada, ou para serem livres e comandarem, ou para serem escravas e serem comandadas. Na Europa foram feitas pesquisas com plantas e animais, por volta de 1900 que mostraram que existem espécies que são mais fortes e espécies que são mais fracas. Sabendo disso começaram a usar as diferenças físicas para estipular se uma pessoa seria mais forte ou mais fraca. Com base nisto, surgiu a fórmula do racismo, que mostrava que as pessoas de pele branca seriam superiores e as de pele escura os inferiores. Muitas pessoas defendiam a idéia de que os brancos eram puros e não podiam se misturar com os negros. Uma das tragédias que aconteceu por causa dos racistas foram os seis milhões de judeus mortos pelos nazistas. Hoje o racismo é usado para justificar as desvantagens dos negros em relação aos brancos.

    Capítulo 6 - No Brasil a idéia de que os negros seriam os escravos veio da Europa no mesmo período em que muitos a condenavam. Mas depois de muitos anos em que os negros ajudaram o País a ir para a frente, resolveram fazer do Brasil um país de brancos. Para que isto acontecesse, começaram a incentivar que estrangeiros brancos viessem ocupar o lugar dos negros. Tentavam convencer as pessoas importantes do Brasil que o progresso só viria com a chegada de imigrantes brancos. Mas além de tudo eram exigentes, não queriam os chineses por que os consideravam uma raça estragada. Queriam que a nação brasileira tivesse um sangue superior, o dos brancos.

    Capítulo 7 - O governo começou a oferecer facilidades para que os imigrantes brancos viessem para o Brasil, como por exemplo em 1881 a metade do transporte do imigrante era paga pelo governo. Em 1884 começaram a devolver os gastos com passagens e em 1885 pagavam diretamente o custo do transporte. Com o tempo chegaram quase 3.400.000 de imigrantes, entre eles, italianos, portugueses e espanhóis. A população de cidades razoavelmente grandes como São Paulo passou a ter mais da metade de sua população de imigrantes. Com isto, a raça inferior, ou seja, os negros, foram deixados de lado mesmo depois de terem fornecido muita riqueza para o País.

    Grupo: Caio, Flávia, Gabrieli, Isabella e Maiara.

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  57. Leonardo N:17°

    Parte 4

    Os Antropólogos, historiadores e outros estudiosos divulgavam a idéia de que o escravismo teria sido harmonioso , apesar do Brasil ter sido o ultimo pais do mundo a abolir a escravidão e tambem falavam sobre a idéia de inferioridade dos negros, a religião católica era imposta a eles logo que eles desembarcavam no Brasil. Gilberto Freyre tambem falava que o escravismo teria sido harmonioso, mas como uma escravidão pode ser harmoniosa.Negros estariam em desvantagem por terem sido escravos, e isso teria deformado a personalidade deles, não teria sido o escravizador deformado, por estuprar e tortura-los.Negros não eram inferiores biologicamente, mas como foram escravizados, acabaram sendo deformados. A desigualdade do povo negro deve-se à descriminação social no cotidiano.
    Zumbi foi o lider mais importante do periodo de escravidão, ele fundou o Quilombo dos Palmares, que foi considerado a primeira república brasileira.A abolição da escravatura aconteceu no dia 13 de Maio de 1888, mas aconteceu por pressão dos europeus sobre o Brasil e não por bondade, os europeus queriam trabalhadores assalariados para que comprassem produtos europeus. Zumbi morreu dia 20 de Novembro de 1695, esse dia é lembrado como o Dia da Consciência Negra. Na década de 90 vinte jornais escritos por negros surgiram em São Paulo, neles haviam denuncias contra violência policial,contra o racismo e isso levou a criação do maior movimento politico negro do Brasil: A Frente Negra Brasileira. Combate as desigualdades socias e valorização da identidade e da cultura negra eram dois objetivos. O impulso a luta anti-racismo foi das mulheres negras. Zumbi não foi é um herói saido dos livros escolares, mas sim um herói que é lembrado pela determinação e pela garra da militância negra

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  58. Diferenças entre estereótipo, discriminaçcão e preconceito.

    O preconceito é quando você julga uma pessoa por ela ser daquele jeito, você nem conhece a pessoa e já acha que ela é daquele jeito só por ser (por exemplo)negra.

    Estereótipo é quando você cria uma imagem na sua cabeça com base no que a sociedade ¨criou¨, se você ouve falar sobre determinada cor de pele ou religião já cria uma imagem negativa na sua cabeça.

    Discriminação é quando você exclui ou trata diferente a pessoa por ser de um jeito.

    Preconceito não é crime, mas quando o preconceito leva a pessoa a tratar diferente uma pessoa isso se torna crime sim, vira discriminação.

    Grupo: Nayara, Bárbara, Murilo, Eduardo e Guilherme

    9A

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  59. Giovanna Guelere nº07

    Parte 3 – A reprodução do racismo

    - Capitulo 12 – A que serve o estereótipo?
    O que leva as pessoas a inferiorizar os negros? Quais são os seus motivos mais sensatos, mesmo que incorretos?
    • Culpabilizar os discriminados: o grupo que tira vantagens sobre o negro cria a falsa idéia de não ter responsabilidade nenhuma sobre suas próprias ações, ou seja, eles afirmam ser total culpa dos negros o tratamento que os próprios recebem.
    • Elevar o autoconceito dos discriminados: è a sensação de superioridade quando tratam outros como seres inferiores.
    • Livrar os discriminadores de suas responsabilidades: nada que acontece com o grupo “inferior” preocupa aqueles que causam este mal estar. Porque eles são discriminados por aqueles que não gostam e não se importam com eles.
    • Localizar os culpados pelos problemas sociais: é dizer que tudo de ruim que acontece na sociedade é culpa daqueles que são minoria.
    • Ocultar as próprias deficiências: mesmo que a pessoa tenha a mesma característica da personalidade de um baiano, por exemplo, quando ela achar necessário, vai fazer a relação entre baiano = preguiçoso.
    Devemos entender que o preconceito é um circulo vicioso. Pois atitudes preconceituosas estimulam outras pessoas a agirem com preconceito.

    - Capitulo 13 – A discriminação
    A diferença entre o preconceito e a discriminação é que a discriminação implica numa ação.
    A discriminação pode partir de um preconceito ou não. Muitas vezes pessoas praticam a discriminação sem ser realmente preconceituosas contra certo grupo de pessoas. Um exemplo é quando a vaga de um emprego é negada para um negro, pelo fato do chefe achar que um negro não seria respeitado na empresa. Mas na vida particular, esse chefe não tem absolutamente nada contra os negros. Essa atitude não admitir o negro é uma discriminação, pois implica no ato de negar uma oportunidade a ele. Esse fato se denomina “Discriminação Institucional”, quando ocorre independente do fato de a pessoa ter ou não preconceito aberto ou intenção de discriminar.

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  60. Giovanna Guelere n°07

    Parte 3 - A reprodução do racismo

    - Capitulo 14 – Os números não mentem: as estatísticas da discriminação racial
    Devido a grande importância que os brasileiros dão à cor de pele, estatísticas comprovam que o racismo está alta.
    Estão reservadas aos negros as piores condições de vida, incluindo moradia, renda, alfabetização e trabalho. Enquanto aos brancos se reservam os lugares de maior prestigio e reconhecimento.
    Para essa constatação, existem provas muitos fáceis de serem percebidas ao dia a dia. Porque prestando atenção conseguimos visualizar o fato de que negros a toda hora são designados a trabalhos mais pesados, como faxineira, pedreiro, cozinheira, etc. Não que esses empregos não tenham o seu valor, concerteza tem, pois todo trabalho é digno, desde que você consiga as coisas com seu próprio esforço. Mas são trabalhos com menor salário e conseqüentemente com menor valorização, já que vivemos em um país extremamente capitalista, onde o que mais importa é o dinheiro. Enquanto para os brancos estão designados aqueles cargos de maior importância, onde circulam bastante dinheiro, em um lugar renomado fazendo algo que no fim sempre vai haver alguma retribuição, ou seja, um reconhecimento.
    Isso é nada mais, nada menos do que discriminação racial. Dar menos valor aquele que tem o mesmo conteúdo, pelo fato da embalagem não ser a mesma. Em vulgas palavras é basicamente nisso que se resume a discriminação.
    Observando todas essas constatações fica a pergunta: como isso pode ocorrer em um país que se auto denomina o país da diversidade, onde brancos e negros desfrutam dos mesmos direitos e a própria Constituição Federal afirma que todos somos iguais perante a lei?

    - Capitulo 15 – Discriminar é crime: racismo e lei
    As leis que proíbem o racismo e a discriminação estão em vigor. Mas a pratica dessas leis não é tão rigorosa a ponto de condenar as pessoas por esses crimes. Não se conhece um único caso em que alguém tenha ido pra cadeia por crime de racismo. Isso se dá pelo fato de haver uma grande dificuldade em provar a pratica discriminatória, o que dificulta todo o processo judicial.
    A única atitude que pode tornar a lei tão rigorosa assim é a denuncia feita por aqueles que sofrem com o racismo e por aqueles que presenciam algo parecido, pois nesse caso vale o ditado “Quem cala consente”, porque não denunciar é omitir informações super preciosas às autoridades, que poderiam usufruir dessa denuncia para acabar com mais um caso.
    Se todos fizessem a sua parte, não haveria o que e nem o porque denunciar. Mas todos sabem que não é bem assim que acontece.

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  61. A teoria do racismo

    5- As teorias raciais:
    Na Grécia havia uma grande diferença de classes sociais, enquanto os gregos se deliciavam com artes, políticas e etc, os não gregos ou bárbaros trabalhavam duramente. A teoria sobre o racismo nasce ai com a explicação de 2 filósofos : Platão(os mais fortes prevalecem) e Aristóteles(predestinação a riqueza ou pobreza).
    A partir disso surgem outros pensadores que reforçam a idéia do mais forte e do mais fraco. E assim surgem as características dos mais fracos e dos mais fortes, as predestinações, etc. Dando inicio assim ao racismo.
    Os europeus são os pioneiros no preconceito, foi deles que surgiu a eugenia, feita por Dalton, que pregava certa pureza dos brancos e proibia a mistura de "raças". A coisa foi piorando e surgiram novos adeptos, um dos piores foi Adolf Hitler, que exterminou mais de 6 milhões de judeus.
    Ou seja, se usou da diferença uma desculpa para a exploração injusta.

    6- O ovo da serpente: as teorias raciais no Brasil:
    O brasileiro tem uma crença de que tudo o que é importado é bom, por isso logo após a definição da classe superior (os brancos) e da classe inferior (os negros) , o Brasil por ser um país com mais de 55% da sua população negra , investiu muito mais na mão de obra de imigrantes europeus .

    7- O imigrantismo:
    O governo brasileiro para conseguir o branqueamento do país começou a facilitar e até cooperar para a entrada de imigrantes europeus no Brasil.
    Assim começou a excluir o negro, ele praticamente foi expulso do processo de industrialização que se iniciava no país.
    Hoje, a importância do trabalho negro é lembrada por diversos estudiosos, eles foram os principais trabalhadores que trouxeram a riqueza para os países na época do açúcar e do ouro.

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  62. A reprodução do racismo:

    8- O preconceito e o estereótipo:
    preconceito racial: uma idéia negativa que se faz de alguém ou de um grupo de pessoas precipitadamente por serem de certa raça;
    As características básicas do preconceito são: o sentimento de superioridade, justificação de seu preconceito, tratar certas pessoas de forma diferente por uma ideia que se faz de alguém.
    Sempre que se tem um preconceito de alguém, costuma-se construir uma imagem negativa ou positiva sobre determinada pessoa ou grupo, essa imagem é o estereótipo. Um exemplo é uma frase muito conhecida como: “Tinha que ser preto” ou “Que serviço de preto”.
    O estereótipo pode estar presente em vários lugares: a TV é um exemplo, pois tem uma influencia muito grande perante seus espectadores através de suas novelas, seriados e etc.
    Outro exemplo é na escola, onde há estereotipo nas brincadeiras dos alunos , das exclusões, entre outros.

    9- Racismo na história oficial do Brasil:
    Os historiadores ocultaram fatos importantes na história que revelariam a competência dos negros.
    Os fatos históricos nunca tiveram como “personagem principal”. Isso de deve pelo fato de naquela época os brancos serem mais importantes e de que os negros seriam a classe inferior.
    Essa ocultação na história causa diversos problemas hoje, principalmente no ambiente escolar. Crianças negras vão para a escola e aprendem em todo um contexto que pessoas importantes são brancas. Esse é um fato relativamente importante na questão do atraso e abandono escolar dos negros. É por isso que se deve dar importância a este fato, pra que haja mudança.

    10- História e auto-estima:
    Sem conhecer a importância dos negros na história, crianças negras crescem com uma imagem negativa sobre seus iguais. Por isso muitas vezes eles não possuem um bom conceito sobre eles mesmos e não se valorizam. O que é uma situação grave demais.
    Felizmente, hoje, este fato já vem sendo melhorado. Houve uma ampliação da autoconsciência e também da consciência sobre o racismo, valorizando assim o negro.

    11- A linguagem do racismo:
    Há varias linguagens do racismo: brincadeiras preconceituosas; o uso de outras palavras a não ser “negro” como se para amenizar o sentido da palavra em si ex: preto, pessoa de cor, moreno, e etc; A associação entre negros e o diabo, ou algum animal, entre outros.

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  63. 12- A que serve o estereótipo:
    Culpabilizar os discriminados: alega-se que os negros são a raça inferior, portanto, tira-se de cima dos ombros dos discriminadores e passa aos ombros dos discriminados a culpa pela situação de desvantagem de certo grupo, tornando-se assim um pretexto para exploração e escravidão sem culpa.
    Elevar o autoconceito dos discriminadores: tornar o outro inferior traz a sensação de superioridade ao que discrimina. Portanto o pertencente do grupo dos “superiores” se torna o mais capaz, e o pertencente ao grupo inferior se torna o incapaz. Ex: no nazismo.
    Eliminar as responsabilidades dos discriminadores: o grupo “superior” não quer nenhum tipo de relação com o ”inferior”, nem afetiva, nem qualquer outra, portanto, nada do que acontece com eles ocasiona qualquer reação aos “superiores”.
    Localizar culpados para problemas que atingem a sociedade: o nome em si já descreve o tópico, culpam os desfavorecidos pelos problemas que ocorrem na sociedade, ex : Alemanha, em uma crise financeira , culpa-se os judeus pelo problema E a partir daí entra o governo de Adolf Hitler.
    Ocultar as suas próprias deficiências: muitas vezes o preconceito vem da deficiência do próprio preconceituoso que atribuiu essa característica ao outro. Ex : quando pedimos algo a alguém e essa pessoa não quer fazer , e assim a chamamos de preguiçosa, o que na verdade nós é quem somos.

    13- A discriminação:
    A discriminação racial, apesar de ser confundida, é diferente de preconceito, pois a discriminação sempre implica uma ação e preconceito implica a um conceito preconcebido sobre alguém de forma irregular.
    Preconceito Institucional: inconscientemente praticam-se ações preconceituosas. Não há a intenção de discriminar, mesmo assim o resultado das ações é o mesmo: reproduzem as desigualdades raciais.
    No Brasil a discriminação é feita por baixo dos lençóis, disfarçadamente, bem como se diz: “do jeitinho Brasileiro”, isso pode ser encontrado principalmente na contratação das empresas, que muitas vezes não faz a contratação pelo fato da pessoa ser negra, porém, como é proibida a discriminação essa exclusão é feitas de simples palavras como: “Escolhemos outro candidato melhor qualificado” ou “Aguarde nosso contato”.

    15- Discriminar é crime: racismo é lei.
    A prática discriminatória não ofende somente a dignidade humana, mas fere também uma das bases da democracia: o direito a igualdade. O direito que garante que embora as pessoas e os grupos sejam diferentes, seus direitos são iguais.
    A constituição atual trata a discriminação como um crime que pode ser punido a qualquer tempo e que não admite que o acusado responda o processo em liberdade. E foram criadas delegacias de crimes raciais. Porém até hoje não há ninguém que tenha sido preso por crime de racismo. Isso ocorre porque o racismo é fácil de ser acobertado por desculpas, e a grande dificuldade em provar o contrário;
    Para que este problema se solucione se torna necessário que todos denunciem a prática de discriminação, seja ela qual for.


    14- Os números não mentem: as estatísticas da discriminação racial.
    Negros e brancos não são igualmente distribuídos na sociedade, pode-se notar que os brancos estão em todas as camadas profissionais e sociais, desde a mais pobre à mais rica, porém dificilmente se encontra negros em altos cargos na sociedade, ou em bairros de luxo.
    Como o negro tem menos oportunidade, consequentemente tem menor salário, menor condição de vida, menores graus de escolaridade, entre outros.
    Estatísticas provam que mesmo que mesmo que um negro tenha o mesmo grau de escolaridade que um branco , o mesmo preparo para o mercado de trabalho, os salários dos negros são inferiores ao dos brancos.

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  64. 16- O mito da democracia racial:
    1ª G: Pelos brasileiros divulgarem uma idéia de que brancos e negros conviviam perfeitamente o Brasil foi um dos últimos a abolirem a escravidão. Porém não existe uma forma suave, amena de escravidão;
    2ª G: Um grupo de estudiosos que estudava as relações entre negros e brancos concluíram que jamais houve situação harmoniosa entre eles , e nesta pesquisa apontam que a personalidade dos negros e seus descendentes foi prejudicada com a escravidão, porém não houve alteração, segundo os historiadores na personalidade dos escravizadores (brancos);
    1ª geração : divulgavam uma idéia de que no Brasil negros e brancos viviam harmoniosamente
    2ª geração: a escravidão prejudicou a personalidade dos negros e de seus descendentes, porem não houve mudanças de personalidade nos escravizadores;
    3ª geração: comprova-se que a situação de desigualdade do povo negro foi devida a discriminação racial no cotidiano e não exclusivamente ao fato de serem escravos e os brancos escravizadores

    17- A resistência negra:
    Os negros sofriam muito com a escravidão, mas frente a tanta desigualdade e violência, para se defender eles criavam guerrilhas, lutas como uma forma de protesto em relação há injustiça que estava ocorrendo.
    Os quilombos eram lugares onde os negros se refugiavam, era lá que se escondiam quando fugiam da casa de seus patrões quando eram descobertos, eles lutavam.
    Um quilombo muito conhecido foi o QUILOMBO DOS PALMARES, que abrigou 30000 pessoas e seu principal líder foi Zumbi, que até hoje é lembrado pelas lutas e pela forma como agia perante a desigualdade.
    Em 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea que foi apenas um reconhecimento de algo que se dava na prática.
    Algo importante foi o surgimento de diversas organizações negras que estimulavam a participação política e artística dos mesmos, destacando o Teatro Experimental do Negro e o Centro de Cultura Afro-brasileiro.

    18- O movimento negro brasileiro na atualidade
    O movimento negro vem adquirindo diversas conquistas. São elas o reconhecimento da sociedade sobre os negros, dando o devido valor a essa raça. Uma raça de lutas, derrotas, vitórias, de trabalho e de sinônimo de vergonha e desprezo durante muitos anos.
    Nos dias atuais, felizmente, pessoas anti-raciais se reúnem e transformam tanta força de vontade em mudar o mundo em atitudes. Aspecto merecido de orgulho, pois já estava em tempo dessa raça receber o devido mérito.
    Uma conquista particularmente especial desses movimentos foi a consagração de Zumbi dos Palmares como herói nacional. Mas não um herói qualquer, um herói que se constitui nas ruas pela determinação e pela garra da militância negra.

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  65. Thiago N:27°

    Parte 1

    Na primeira parte do livro relata que o mito de narciso é muito conhecido, muitas pessoas dizem que quem faz o narcisismo é aquela pessoa que só pensa nela, so gosta dela mesma, mas também tem aquela pessoa "Só gosta" daquelas pessoas que gostam das mesmas coisas que ela, geralmente isso ocorre com criancinha, ou até mesmo na adolescencia, como é o casa das gangues, tribos, pois eles gostam das mesmas coisas, se vestem com o mesmo tipo de roupa, o mesmo estilo, e os "Diferentes" muitas vezes são ridicularizados,e na maioria das vezes viram alvo de agressões fisicas.
    E esse tipo geralmentes costuma mydar na fase adulta, ou não e um bom exemplo disso é o Hitler, que juntou o Racismo com a violência e com o preconceito(judeus); E sua principal frase era "Nos arianos , somos uma raça superior, os outros e judeus, são uma raça inferior". E como nesse, desde pequeno ele começou a não gostar dos judeus. Por causa do seu professor ruim que era Judeu

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  66. Giovanna Guelere n°07

    Parte 4 – Resistência e luta do povo negro

    - Capitulo 16 – O mito da democracia racial
    Para suavizar o fato de que o Brasil foi o ultimo país do mundo a abolir a escravidão, historiadores começaram a divulgar a falsa idéia do bom convívio entre os senhores e os escravos, ou seja, entro os brancos e os negros.
    È claro que toda essa situação de exploração dos negros não foi suave, já que eles eram forçados a trabalhar e viver em péssimas condições.
    Alguns escritores, por exemplo, falam de uma forma romântica e carinhosa a forma que a “mãe preta” amamentava o filho da branca. Mas ninguém leva em consideração o que o mãe preta sentia quando tinha que largar seu filho para amamentar o filho de outra, ou até mesmo o que ela sentia quando, depois de amamentar e dar amor ao filho da branca, ele chamava a branca de mãe, e quando crescia tratava os negros como animais, que nem todos da época.
    Estudiosos que foram convidados para estudar a ralação entre o negro e o branco demonstraram em suas pesquisas que os dois grupos jamais teriam vivido harmoniosamente. Constataram que de fato os negro viviam em situação de desvantagem em relação ao branco.
    Para uma época mais recente temos mais uma etapa de estudos. Esses estudos comprovam que a situação de desigualdade do negro não deve-se à exclusivamente ao fato de o negro ter sido escravizado, e sim ao fato de ele ser ignorado e descriminado no cotidiano da nossa sociedade.

    - Capitulo 17 – A resistência negra
    “Frente à violência dos escravizadores, os negros resistiram das mais variadas formas. Trabalho e luta marcaram o cotidiano do trabalhador escravizado. As marcas dessa luta estão registradas de diversas formas. Da resistência individual às insurreições urbanas até o quilombismo, tudo foi tentado” – Cidadania em Preto e Branco
    Os quilombos eram refúgios dos escravos que fugiam de seus donos, porque não agüentavam mais a forma como eram tratados.
    O quilombo mais famoso foi o Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi. Um líder e um representante com tanta força de vontade que se tornou um verdadeiro herói para aqueles que só queriam um pouco de sossego, e para aqueles que tinham fome de mudança.
    Zumbi foi tão importante para a colônia negra que dia o dia de sua morte, 20 de novembro, foi declarado o Dia da Consciência Negra.

    - Capitulo 18 - O movimento negro brasileiro na atualidade
    O movimento negro vem adquirindo diversas conquistas. São elas o reconhecimento da sociedade sobre os negros, dando o devido valor a essa raça. Uma raça de lutas, derrotas, vitórias, de trabalho e de sinônimo de vergonha e desprezo durante muitos anos.
    Nos dias atuais, felizmente, pessoas anti-raciais se reúnem e transformam tanta força de vontade em mudar o mundo em atitudes. Aspecto merecido de orgulho, pois já estava em tempo dessa raça receber o devido mérito.
    Uma conquista particularmente especial desses movimentos foi a consagração de Zumbi dos Palmares como herói nacional. Mas não um herói qualquer, um herói que se constitui nas ruas pela determinação e pela garra da militância negra.

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  67. Giovanna Guelere nº07

    - Conclusão

    O livro tem intenção de nos deixar a par dos casos, curiosidades, e leis do racismo, preconceito e discriminação.
    Nos mostra o quanto as pessoas de nossa sociedade são imaturas e ignorantes a partir do momento em que sentem a necessidade de inferiorizar e oprimir outras pessoas que parecem diferentes, mas que na verdade são idênticas a nós, pois somos todos da raça humana.
    Em todos os momentos da história do Brasil os negros foram explorados, mas em nenhum momento eles deixaram de lutar pelos seus objetivos.
    Nos dias de hoje, depois de todo o reconhecimento aos negro, eles ainda sim, são ridicularizados e oprimidos só pelo fato de serem negro.
    Essa distinção de cor entre as pessoas se da devido à quantidade de melanina encontrada na pele. Seria esse um motivo relativamente convincente para a pratica da descriminação? É obvio que não. Pois nenhum motivo é suficientemente bom para explicar uma coisa tão imoral, insensível e inconseqüente. Mas mesmo assim a maioria das pessoas sentem a necessidade de mostrar o quanto são superior em relação a outro grupo de pessoas que se distinguem dela.
    O livro também enfatiza a questão dos estereótipos, que são a forma que uma sociedade julga um grupo ou uma classe de pessoas se baseando apenas naquilo que a história da sociedade ditou como bom e mal, ou superior e inferior. E isso faz com que diversas pessoas, que dizem não ser preconceituosas, e muitas vezes não são mesmo, pratiquem a discriminação. Pois pode encarar sua atitude de negar oportunidades para um negro, por exemplo, como uma forma de evitar as piadinhas e o racismo. Mas ele não vê que sua atitude é uma conseqüência do racismo.
    Por isso devemos entender que ser preconceituoso não é ilegal, pode ser muito imoral, mas por enquanto ninguém é proibido de tirar suas próprias conclusões por aquilo que acha suficiente conhecer de uma pessoa. Mas discriminação é, com direito a multas e até prisão. Pois implica em um ato, que tira os direitos do ser humano como cidadão.
    Cidadania em Preto e Branco nos mostra que somos todos iguais, independente de cor, classe social e/ou religião. Cada um com seu jeito, sua forma e suas crenças, com suas qualidades e seus defeitos, atitudes certas, mas também erradas. Cada um com seu valor de ser humano, inigualável e único.

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  68. ultimo comentário do cap 18 - cancelado

    comentário valido abaixo:
    O movimento negro tem como os objetivos principais: o combate as desigualdades raciais e a luta pela transformação social; ea valorização da entidade e da cultura negra.
    conquistas anti-racistas: a visivel cultura negra sendo esposta através do seu grupo e a maior participação do negro na sociedade de todas as formas; Em 1995 Zumbi dos palmares foi considerado um herói nacional graças a marcha em Brasília do movimento negro.
    Enfim , hoje em dia o racismo é menor, o negro tem mais oportunidades , porém ele ainda existe, mesmo que discretamente

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