sábado, 29 de janeiro de 2011

Meta de Leitura - 9ºB


Cidadania em preto e branco
Maria Aparecida S. Bento

(...)
"Parto da premissa de que nossa sociedade reproduz as desigualdades ao longo dos séculos com ampla participação da população, quer intencional, quer inconscientemente, seja através de ações discriminatórias ou de omissão frente às práticas discriminatórias. Dessa forma, uma reflexão sobre nossas próprias crenças e condutas é fundamental para entendermos as desigualdades raciais na sociedade brasileira. Se, de uma forma ou de outra damos sustentação a essa sociedade, também está em nossas mãos as possibilidades de transformá-la." (...)

Agora é com você! Conforme sua leitura for avançando, poste suas observações, dúvidas e contribuições no blog... Lembre-se de que você deverá postar um texto coerente com o que você leu, ainda que faça uma crítica ao autor. Lembre-se, também, de identificar-se em seu post.
Boa leitura!

28 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parte 1

    O narcisismo está presente em muitas pessoas, ou seja, elas gostam de si próprio e com isso buscam ficar apenas com aqueles que consideram "iguais", os que têm as mesmas opiniões, interesses ou desejos.
    Isso acontece muito em escolas, e com isso acaba surgindo as "panelinhas", que é um grupinho de crianças ou adolescentes, que excluem as outras pessoas.

    Grupo: Izabela, Giovana, Isabel, Jamile, Gabriel S.

    ResponderExcluir
  3. Capitulo 1

    No capitulo 1 a autora Maria Aparecida S. Britotem como principais assuntos os: diferentes e preconceito. Os diferentes como ela diz são aqueles que são excluidos de um certo grupo tanto na escola ou em qualquer outro lugar. Esses "diferentes" as vezes tambem sofrem um tipo de preconceito, por apenas não usar uma roupa da moda, por ser ser de uma região diferente das dos outros e até mesmo por ser de uma religião diferente.
    Na maioria das vezes esses diferentes que sofrem preconceito apanham, são xingados e etc.
    Autor: Matheus
    Grupo: Matheus, Stephany, Clarisse, Tainara

    ResponderExcluir
  4. Capitulo 1

    A realidade é que nós, seres humanos, somos muito ignorantes, por isso o surgimento da questão narcisista, ou seja, pessoas que só gostam de pessoas igual ou parecidas a ele e não aceitam a indiferença, essa questão é citada no capitulo 1.Em consequencia disso, começaram a formas grupos de pessoas consideradas "iguais" que não aceitam que pessoas com determinada aparencia como cor da pele se juntam ao grupo, essas pessoas são chamadas de "diferentes".
    Os "diferentes" é que mais sofrem nessa situação, pois são ofendidos, descriminados e também chegam a ser gredidos só pelo fato de ser diferentes.
    Isso pode até acabar, mas é claro que não de uma hora para outra,mas se cada pessoa se concientizar e pensar que todos somos iguais, com certeza o nosso mundo vai mudar,afinal a cidadania realmente é em preto e branco
    Autor:Luke
    Grupo:Todos que faltaram no dia que o professor deu esse trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Parte II - "A teoria do racismo."

    “...Ó Deus do céu da África do Sul
    Do céu azul da África do Sul
    Tornai vermelho todo sangue azul...”

    (Gilberto Gil)

    Nesse trecho Gilberto Gil faz um pedido para Deus, pedindo uma vida melhor para a população da África do Sul, ou seja, pedindo uma vida melhor para os africanos, um basta na fome, na pobreza, entre outros problemas da África.

    As teorias raciais:

    O racismo começou com a escravidão, e outro problema que iniciava-se junto da escravidão era o preconceito, porem os povos antigos não sabiam que praticavam um preconceito.

    “O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça”.

    A teoria que mostra no livro é que eles simplesmente excluíam os negros pela.cor, raça.

    Grupo:
    - Gabriel Sandaneli - 8
    - Giovana de Oliveira - 9
    - Isabel Pires - 12
    - Izabela Genari - 13
    - Jamile - 14

    Trabalho de Filosofia sobre o livro: Cidadania em Preto e Branco. 9º ano B.

    ResponderExcluir
  6. 1ª parte

    Bom na primeira parte a autora relata as difenças socias, o preconceito e comenta sobre as pessoas "diferentes".
    Os "diferentes" são aquelas pessoas excluidas, que ninguém conversa e que "zoam" com elas, chegando até a agredi-las, tanto fisicamente, como piscicologicamente.
    Ela comenta também sobre o narcisismo que é baseado no mito de Narciso, um homem que se apaixona pelo próprio eu. Fala que como Narciso, as pessoas de hoje que nao tem amor ao próximo, só olha para si mesma, acha que o mundo gira em torno de si. Nós não podemos só pensar na gente, temos que pensar não só nos outros também mas no planeta Terra inteiro.
    Já na questão do preconceito, fala sobre a cor da pele, o jeito de ser, a cultura, etc. As pessoas tem todo o tipo de preconcito principalmente contra os negros, apenas por terem uma pele de cor escura.
    Não é porque as pessoas tem um nariz grande , um outro tipo de religião é que devemos exclui-las, descrimina-las, elas também tem sentimentos como nós.
    "Não faça para os outros o que não quer que façam para ti mesmo"


    Autora: Giulia Tiengo
    Grupo: Barbara
    Beatriz
    Carolina
    Giulia

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Isabel:

    Parte 3
    O preconceito racial é quando as pessoas se ralacionam somente com pessoas da mesma raça,ou seja, gerando um conflito entre as pessoas .
    A pessoas que tem preconceito e negam,pois para muitos é considerado vergonhoso.O estereótipo(é quando pessoas formam imagens negativas)esta presente na maioria das pessoas e também nas pessoas, o preconseito na escola é considerado buillyng.As pessoas esquecem que as que somos um grupo de pessoas misturadas pela raça.

    Grupo:
    - Gabriel Sandaneli - 8
    - Giovana de Oliveira - 9
    - Isabel Pires - 12
    - Izabela Genari - 13
    - Jamile - 14

    ResponderExcluir
  9. Kaique:

    CAPITULO 1



    O narcisismo significa gostar de si próprio,e gostar de si próprio significa expressar opiniões,etc.

    As crianças que tem a mesma opiniões fazem um grupo de meninas chaado
    "clube da Luluzinha" ou dos meninos "clube do blinha" e isso é chamado
    de "panélinha".

    Os hooligans são torcedores que vão aos estadios de futebol armado como barra de ferro soco-inglês e até revolveres.



    CAPITULO 2



    A Africa foi que criou o alço a muito tempo atrás e os fornos que eles
    esquentavam o alço,eram feito pelo o povo aya da Tanzânia e os fornos
    atingiam entre 200 a 400 graus centigadro.

    Antes da chegada dos homem brancos a Africa tinha suas próprias regiões
    bem divididas,já com a chegada dos europeus ficaram tudo misturados as
    tripos inimigas,com isso os povos africanos criaram guerras que duram
    até hoje.

    GRUPO:
    Kaique
    Lucas
    Roberto
    Rodrigo Pompeu
    Rodrigo Valenti

    ResponderExcluir
  10. Roberto Hackmam
    Cap 3
    Bom a parte tres do livro fala sobre as variadas formas de preconceitos contra os negros.Cita tambem diversas piadinhas sobre negros, como s tudo que acontesece em nosso pais fosse culpa deles.Em vez de nos julgarmos eles nos deveriamos parar pra pensar e perceber que se n fosse eles nos n estariamos aqui, a maioria diz nossos antepassados eram os indios, ok mas qual era a cor da pele dos indios, eles eram negros e alem disso muito da nossa cultura é de passado negro.Muitas pessoas tambem sofrem descriminaçao nao so por sua cor de pele mas sim por ter algum problema fisico ou mental ou em outros casos por ser mais feinho doque o outro por classe social e outras varias coisas.
    Nao sei se voces nunca ouviram falar sobre uma frase muito famosa que diz assim " A uniao faz a força" se a uniao faz a força nao deveriamos ter esta frescura de se uma pessoa é negra é pobre temos que nos unir e nao ficar de briguinhas contra negros pobres deficientes ou seja la oque for.
    GRUPO
    Kaique
    Roberto
    Lucas
    Rodrigo Pompeu
    Rodrigo Valente

    ResponderExcluir
  11. Antigamente os negros eram muito mal tratados. Depois de muito esforco os negros conseguiram os direitos iguais, ou seja, os negros conseguiram impor uma lei contra o preconceito racial, mas tem pessoas que num tao ai para as leis e continuam com esse preconceito , hoje em dia da cadeia qualquer tipo de preconceito, mas ainda tem algumas pessoas que continuam com esse preconceito. E nos precisamos acabar com isso. Todos nós temos direitos iguais. Os negros não tem direitos iguais só pelo fato da cor deles ser escura. Isso é um absurdo!
    Direitos iguais pra todos!!!

    Feito por: Gabriel Sandaneli

    Grupo:
    -Gabriel Sandaneli
    -Giovana de Oliveira
    -Isabel Pires
    -Izabela Genari
    -Jamile

    ResponderExcluir
  12. A autora retrata no livro, as diferenças sociais, os preconceitos raciais, e as pessoas consideradas "diferentes" perante as pessoas consideradas "normais" . Há muito preconceito em nosso país, infelizmente, mas isso não é de agora, desde os tempos antigos, acham que o negro, por exemplo, não pode ser considerado uma pessoa como um branco, ou seja, o branco sempre é superior, mais forte, mais rico, perante os negros. A ideia de ser "diferente" também não deixa de ser um preconceito, afinal, há muita violência contra essas pessoas, seja ela física ou moral. Os "diferentes" são aquelas pessoas homossexuais ou que simplesmente não se encaixam em nenhum grupo, como os emos, por exemplo, sendo assim, os excluídos.
    A autora fala também sobre o narcizismo, ou seja, uma pessoa que só pensa nela mesma, não enxerga as outras pessoas ao seu redor, isso acontece muito em nossa sociedade, vivemos rodiados por pessoas assim, que só "enxergam o seu própio umbigo".

    Autora: Beatriz
    Grupo: Bárbara
    Beatriz
    Carolina
    Giulia

    ResponderExcluir
  13. RACISMO- Parte 2

    Segundo Aristóteles havia homens que estavam predestinados a serem livres ou
    escravos. Os pensadores utilizaram a teoria da seleção natural. Concluíram que alguns grupos eram fortes e outros fracos

    Assim nasceu a formula básica do racismo:

    *portadores de pele escura = raça inferior
    *portadores de pele clara = raça superior

    O termo inato determinava que grupos fossem dominados e explorados. O inglês queria que a raça branca não se misturasse. Assim o racismo era classificado em raça superior e inferior

    A emigraçao:

    Com a chegada dos negros em 1520 a maior exploração racial já vista começou, eles eram tratados como se fossem animais e não ganhavam nada com isso. Muito deles morreram ou sofreram muito. E se não fossem os negros os europeus não teriam sido os maiores produtores de cana de açúcar. Hoje em dia ainda tem mais os negros estão virando por cima e vivendo em igualdade

    Devemos deixar de lado a cor e respeitar o próximo independente da sua cor e sim pelo seu caráter como cidadão.

    Renan Carneiro - 22
    Vitor Kendi - 28

    ResponderExcluir
  14. Barbara
    Parte 3

    O rascismo ele é visto como uma coisa que só os brancos praticam. Mas não é bem assim. Com tudo o que ja aconteceu no mundo, os proprios negros tem preconceitos com eles mesmos, pois antes eles eram muito descriminados da socieade, eram vistos como diferentes, como uma cor suja, e isso fez com que ficasse na cabeça de todos que eles são realmente assim, e é claro que tambem ficou na cabeça deles mesmos.
    Muitas vezes fazemos algumas brincadeiras com os negors que para nós nao muda nada, mas para eles ficam na mente aquilo que falamos e os deixam muito maus.
    Hoje existe leis que os ajudam a viver em uma sociedade de rascistas, então nao sofrem mais tantas agressões fisicas, mas nao é por isso, que as pessoas parem de pensar besteiras sobre os negors.
    Temos que aprender a respeitar o proximo, pois nao é a cor da pele que vai falar como a pessoa é, e qual a intençao dela. Temos que saber que nao pode existir o preconceito, primeiro temos que conheçer a pessoa para depois dizer como ela é.

    Grupo:
    Barbara,
    Beatriz,
    Carolina,
    Giulia.

    ResponderExcluir
  15. Carol,
    Parte 3

    Hoje em dia,devemos ter respeito ao se relacionar com as pessoas,pois somos todos humanos e iguais.Preconceito é um conceito negativo de uma pessoas;e estereótipo é uma imagem boa ou ruim de determinada pessoa.Os meios de comunicação(TV,internet,etc.) influenciam muito nos preconceitos atuais.De acordo com uma pesquisa,ate nos livros didaticos das escolas existe o preconceito.Hoje ate os proprios negros tem preconceitos com eles proprios.E muitas vezes para absorvermos a dor do preconceito agimos como se aquilo fosse somente uma brincadeira,sem perceber o mal que aquilo causa as pessoas vitimas dele.A maioria dos preconceitos acontecem na escola e nos trabalhos,pois é lá que convivemos com varias pessoas de diferentes "tipos",e algumas empresas chegam ate a recusar trabalhadores por serem "de cor".Sendo ,preconceito ou estereótipo,não importa,nunca devemos realiza-la,pois no seculo 21 devemos respeitar para sermos respeitados.

    Grupo:
    Carol;
    Barbara;
    Giulia;
    Beatriz.

    ResponderExcluir
  16. Meu resumo é relativo ao capitulo 13 , que explica a diferença entre preconceito e dicriminação é a ação de negar empregos a negros ou negar oportunidades . Esse tipo de decriminaçao Institucional. E o preconceito é a ideia de pré-julgar alguem por alguma caracteristica fisica , ou seja, formar uma ideia preciptada ou antes de realmente conhecer a pessoa como ela é.

    Tainara . N° : 27.

    ResponderExcluir
  17. No livro comentam que os escravos eram negros por serem considerados inferiores para os negros.
    Mas nos anos 90 , o movimento negro tinha como objetivo duas conquistas: O combate de desigualdades sociais , e a valorização de cultura negra. E assim os negros foram considerados em exemplo pela luta do preconceito , e assim os manifestos serviram como uma forma de conquistar algo.
    Por meio da informação , pois é só julgarmos aquilo que nao conhecemos , por falta de informação.

    Leonardo .

    ResponderExcluir
  18. O livro aborda a questão da sociedade julgar aqueles que nao se conhece , e assim temos a ideia de pré-julgo (preconceito) . E assim com o livro pude perceber que a maior ideia do preconceito é você dizer que somos diferentes e temos que aceitar as diferenças nos tornam iguais por sabermos lidar com ela. O mito de nascismo revela bem que as pessoas só acreditam ser perfeito o que elas são , ou o que elas julgam ser bonito ou "iguais" e assim , aquilo considerado feio ou "diferente" , impuro seja la oque for , é considerado iferior a você e é tratado de maneira desmerecida. No livro é usado alguns termos que a sociedade usa, como "tinha que ser preto" , são expressões usadas por pessoas e assim uma pessoa não nasce racista ou com um preconceito , mais devido ao que as outras pessoas dizem esse tipo de expressões são passadas em geração por geração e assim as vezes em uma brincadeira é usado esse termo , mais ninguem ao certo pensou para pensar no efeito real que essa frase pode ter por isso as usam.
    Mas todos temos nossos defeitos , basta respeitar o outro para ser respeitado e a diferença nos torna igual.

    Stephany. N°: 26.

    ResponderExcluir
  19. Meu resumo baseia-se no Capitulo 9. Este capitulo fala sobre um negro que viveu parte da sua vida na Europa e America Latina. Ele começou a contar historias do brasil como se fosse uma pessoa da corte brasileira. Um branco considera o negro como mistura de indio , branco e negro. O capitulo diz de realidades que acontecem ou aconteceram com os negros e a escravidão e fatos historicos do brasil.

    Clarisse. N° : 5.

    ResponderExcluir
  20. Hericles Bandeira da Silva


    Parte 2

    Aristoteles dizia "havia homens que, por natureza, estavam predestinados a serem livres e a comandar; e outros, a serem escravos a serem comandados"

    Platão tambem falava "A nossos jovens mais valentes e outras honras e recompensas, será permitido maior variedade de uniões, porque pais dessa natureza deverão ter maior numero de filhos possíveis"

    Depois dessas frases eles dividiram assim

    Quem possuia pele escura era de uma raça inferior

    Quem possuia pela branca era de uma raça superior

    Com isso os Europeus se viram mais importantes e quem possuia o direito de explorar os inferiores.

    Mesmo nos tempos de hoje os negros são menos valorizados, no livro fala de uma reportagem que os negros da Africa do Sul estão sem agua sendo que a mais de 750 mil piscinas, cada 2 pessoas brancas possuem uma piscina

    Antigamente os escavos era a forma mais facil e barata de mão de obra pois eram facilmente transportados podiam ser treinados para varios tipos de especializações.Os escravos foram os responsáveisPOR 983000 quilos de ouro, que em cem anos metade que todo o mundo produziu em 300 anos.

    Grupo
    HERICLES
    FERNANDO
    GABRIEL .D
    LEONARDO .T
    JOÃO

    ResponderExcluir
  21. o livro em geral fala de racismo e preconceito,preconceito e um pré conceito da pessoa que voce não conhece mais ou menos uma impressão ruim da pessoa sem menos que voce conhece e o racismo e tipo de uma desigualdade das pessoas o livro da uns exemplos de uma brincadeirinha de mau gosto pode virar coisa seria outro exemplo é o mito de narciso que ja conhecemos é essas discriminações vem desde a epoca dos escravos

    ResponderExcluir
  22. Capitulo 2
    De acordo com o livro o racismo é uma ideologia que defende a hierarquia entre grupos humanos, classificando-os em raças inferiores e raças superiores.
    Há várias teorias de como definir o racismo. Os europeus, para justificar a exploração de povos diferentes, utilizavam a ideologia racial. Para os europeus, os negros eram uma raça inferior e os brancos superiores.
    Nos dias de hoje o racismo ainda é muito comum entre a sociedade. Há vários tipos de preconceito (gay, analfabeto, pobre, etc.) e todos devemos lutar contra qualquer tipo de preconceito. Todos somos iguais e devemos respeitar o próximo e suas escolhas.

    Grupo:
    Gabriel D.
    Fernando
    Hericles
    Leonardo T.
    João Vitor

    ResponderExcluir
  23. Fernando Pucci Galvão

    Parte 1
    'A riqueza da diversidade'
    A diversidade hoje em muitos lugares do mundo é visto como algo positivo.Porém alguns grupos como os Skin heads veem a diversidade como algo totalmente negativo,são contra negros,estrangeiros,homosexuais e outras pessoa que não sejam principalmente brancas,consideram essas pessoas uma classe baixa e sem valor nenhum.

    'A espécie humana'
    A espécie humana não é feita apenas de brancos ou de negros,todos somos iguais,não a uma classe que diferencie a cor da pessoa em inferior ou superior.

    Mesmo nos dias de hoje ainda há preconceito e racismo de pessoas que se acham superiores a outras,mas todos nós como devemos fazer a nossa parte para que um dia isso possa ter fim.

    Grupo:
    Gabriel D.
    Leonardo T.
    Hericles
    João Vitor
    Fernando P.

    ResponderExcluir
  24. O livro relata a a diferença entre o racismo e o preconceito, na qual algumas pessoas estabelecem um preconceito com alguma pessoa que não conhece, é o pré conceito, e o racismo é a diferença estabelecida entre as pessoas, que acha que só por que a pessoa é negra ela nao deve ter um tipo de relacionamento.

    ResponderExcluir
  25. Leonardo toledo
    A Africa tem uma grande diversidade de culturas e povos.Com o racismo e o preconceito vieram várias guerras e conflitos entre esses povos.O preconceito só leva a problemas e conflitos até mesmo entre amigos

    ResponderExcluir
  26. João Victor de Melo Ribeiro
    Cap-2
    Racismo é uma ideologia que defende a hierarquia entre grupos humanos, classificando-os em raças inferiores e raças superiores.
    A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.
    Existem outro e varios outros tipos de preconceito como : homossexuais , pobres , deficientes físicos , analfabetos , etc.

    ResponderExcluir
  27. A Abolição da Escravatura.

    O fim da escravatura ocorreu oficialmente em 13 de maio de 1888.A escravatura só teve fim quando a princesa Isabel assinou a lei Áurea.Quando essa lei foi oficialmente assinada menos de 20% dos negros eram escravos, pois a maioria já estava liberta em razão de fugas, rebeliões e até mesmo por causa do suicídio.

    A Real Finalidade da Lei Áurea.

    A lei Áurea não foi assinada como um ato de bondade, ela só foi assinada porque a princesa Isabel estava sofrendo pressões internacionais para que o Brasil criasse um mercado consumidor dos produtos europeus, o que só poderia ser feito por mão-de-obra assalariada e não por mão-de-obra escrava.

    Lucas 9ºB

    ResponderExcluir